Propagação do Som

A velocidade de propagação do som (quando se refere a acústica) no ar é de aproximadamente 334 metros por segundo, e a 0° é são 331,6 metros por segundo.

Este fato pode ser facilmente comprovado quando são estourados foguetes (ou rojões) a mais de trezentos metros da posição do ouvinte, note que é visto o clarão da explosão e mais ou menos um segundo depois se ouve o estouro, ou seja, o barulho gerado pela explosão.

A velocidade de propagação do som no ar é proporcional à raiz quadrada da temperatura absoluta e é aproximadamente 12 metros por segundo mais rápido quando as temperaturas são maiores que 20°.

Observe que a temperatura do ar interfere na velocidade do som, o mesmo não acontece em relação a pressão atmosférica, pois a velocidade de propagação do som no ar é sempre independente da pressão atmosférica.

Na água a velocidade de propagação som é de 1500 metros por segundo, existe a possibilidade de obter a temperatura da através da medição da diferença de velocidade ao longo de grandes distâncias, obviamente que só é possível em mar aberto ou em ou rios enormes.


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).