Os Timbres Harmônicos

É algo realmente interessante poder distinguir o som de um piano, de uma trombeta, de um trompete, de um violino ou de um violão, se não forem instrumentos musicais, como podemos distinguir a voz de nosso pai, de nossa mãe, de nossa irmã, de nossos amigos ou amigas?

O timbre permite que cada instrumento tenha um tom específico e particular que o distingue de outros, mesmo que o seu espectro sonoro possa parecer semelhante.

O timbre é formado por um conjunto de frequências de som, são frequências altas e fixas na faixa de formação, de uma forma simples, podemos dizer que o timbre é formado pela frequência fundamental do instrumento mais a composição das frequências harmônicas.

A freqüência fundamental de dois instrumentos diferentes pode ser a mesma, mas o seu timbre de posição harmônica é diferente e é isso que nos faz distinguir.

Vamos a um exemplo: se gerarmos uma frequência de 600 Hz com um piano e uma guitarra, mesmo que ambos estejam sintonizados na mesma freqüência e gerando o mesmo tom, cada um deles soa diferente.

Isto acontece porque cada um dos dispositivos gera uma quantidade de frequências harmônicas de acordo com a construção de próprio instrumento, uma série de harmônicos é gerada por vários níveis de som que lhe dão o seu som característico.

No corpo de uma guitarra ou de outro instrumento de cordas 600 Hz irão soar diferente de 600 Hz gerados por um piano ou por um teclado digital, o timbre será o mesmo, mas vai dar a resposta de uma freqüência de som diferente.

A forma de execução dos instrumentos e intensidade do som gerado também torna o timbre variável  o que acaba variando a sua composição harmônica.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.