Caixas e SobWoofer

Não importa se o ambiente é doméstico ou para fins automotivos, também não importa qual a potência sonora, em qualquer sistema de som os subwoofers são itens importantíssimos, na linguagem popular estamos falando dos alto falantes grandes ou dos “panelão” de 12 ou 15 polegadas.

Mesmo as leis brasileiras tendo avançado no sentido de proporcionar bem estar para aqueles que preferem um som ambiente a volumes saudáveis para os ouvidos do ser humano, não há como negar a forte tendência mundial dos fabricantes de equipamentos de som que disponibilizam circuitos eletrônicos que reforçam as frequências entre 20 e 100 Hz.

As frequências entre 20 e 100 Hz são conhecidas como frequências subgraves, mas não basta simplesmente instalar um alto falante que responda bem as frequências para as quais ele foi projetado, as caixas acústicas também devem obedecer os parâmetros corretos para obter o máximo de rendimento.

Um subwoofer de boa qualidade não é barato, e com caixas acústicas que não respondam bem as frequências o sistema de som fica desajustado e fatalmente levará a queima de um ou mais alto falantes, além do fiasco de ficar sem som há o prejuízo de algumas centenas de reais.

O fiasco será pior se estiver participando de uma competição de som automotivo, mas as coisas ruins podem ser deixadas de lado, e para evitar prejuízos financeiros e evitar aquelas gozações dos competidores e até dos colegas, é preciso seguir alguns fundamentos básicos na construção da caixa acústica mais próxima da ideal e perfeita.

Uma boa caixa de som deve ser construída com bons materiais, pode ser de madeira boa, de fibra, de acrílico, atualmente o compensado é barato e fácil de ser adquirido, além disso, é fácil de manuseá-lo.

Não importa qual o material utilizado, é preciso reforçar as paredes da caixa de som para que ela seja o mais rígida possível, a vedação também deve ser bem feita para que não apareçam ruídos indesejáveis.

Já imaginou uma caixa de som que reproduz o som fiel de uma frequência de 25 Hz (aquele BUMMMMM)  e junto aparece aquele ruído de alguma coisa rachando ou se arrastando? É lógico que esse tipo de ruído que não faz parte da música irá interferir ou até deformar a música.

No que diz respeito ao formato da caixa de som, no ambiente doméstico as caixas fogem pouco do formato tradicional, que pode ser quadrado, retangular, oval, etc., mas para fins automotivos o melhor modelo, ou o modelo mais apropriado deve ser escolhido em função do tamanho do porta-malas do carro ou do espaço onde se pretenda instalar  a caixa de som.

A escolha do local com melhor desempenho do sistema de som está diretamente ligada ao local onde irão ficar as caixas acústicas, geralmente este um dos maiores problemas a serem solucionados, é preciso conciliar falta de espaço com grandes volumes.

Refiro-me a grandes volumes porque uma caixa de som para subwoofer deve ser corretamente dimensionada e fatalmente ocupará no mínimo 4 vezes o tamanho do subwoofer.

Para ter um bom sistema de som, escolha um bom amplificador, um bom sistema de caixas de som (caixas acústicas corretamente dimensionadas), e lembre-se que não são todas as pessoas que gostam de música a níveis sonoros ensurdecedores, além disso, existe quem goste de som alto, mas com músicas de sua preferencia musical.

O som alto nas residências pode implicar em confusão com vizinhos, o som alto nos veículos pode implicar na apreensão do veículo e remoção do sistema sonoro, além de responder processo e ter que fazer serviços comunitários.

Portanto, respeite aqueles que preferem escutar som “com volume baixo”, se a “fissura” em escutar som alto for incontrolável, coloque seu som num fone de ouvido e escute no volume que desejar sem fazer as outras pessoas “engolirem seu gosto musical”.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.