Tempo de Reverberação

O tempo de reverberação (RT) é o tempo que leva um sinal a partir do qual há som no ar, em nível atenuado em 60 dB, para medir um ruído é gerado e medido a partir deste toque de paragem, em seguida, determina-se o tempo que leva atenuado em 60 dB.

O tempo de reverberação é medido em uma frequência, isto é, um local que não é o local emissor do som e nas frequências maiores que 200 Hz e menores do que 4 kHz.

Deve ser através do processo descrito porque o tempo de reverberação é determinado pelo volume do ambiente e os coeficientes de absorção das suas superfícies, ou, se preferir, pelas superfícies com um coeficiente de absorção específico.

À medida que os coeficientes de absorção dos diferentes materiais que constituem todas as instalações não são iguais para todas as frequências, o reflexo gerado no interior das instalações será diferente para cada uma das frequências e, por conseguinte, o tempo de reverberação local é diferente de acordo com a frequências.

Para calcular um quarto sem medições podem ser usados fórmula de Sabine, que diz o seguinte: RT60 = 0,163 * (V / A)

V = volume do ambiente em m3 e uma superfície de absorção em m2

Como regra, quanto  maior for o o local maior será o tempo de reverberação, se os materiais componentes forem muito absorventes, internamente, a o tempo de reverberação também aumenta.

O valor do tempo de reverberação é muito importante para quem deseja alcançar bons níveis de inteligibilidade no interior das instalações.


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).