Somar Níveis de Som

Sabemos que o decibel é uma função logarítmica e, portanto, quando nos referimos a decibel estamos nos referindo a pressão sonora, e  não é possível falar em som sem querer somar, afinal, a grande maioria esquece da qualidade sonora ou da fidelidade e quer potência sonora, por isso nesse pequeno texto o tema é somar os níveis do som.

Se um sistema de som de 30 watts for somado a outro sistema de som de 30 watts teremos 60 watts, note que o valor obtido é a soma das potencias sonoras e não a soma dos níveis de som, é bom que fique claro que quando se fala em somar os níveis sonoros a conversa é outra.

Se somarmos 30 decibéis a outros 30 decibéis  não teremos 60 decibéis  lemba do inicio do texto? O decibel é uma unidade logarítmica, então 30 dB + 30 dB não é igual a 60 dB.

A fórmula a seguir é a fórmula que deve ser usada para somar os decibéis e tem a seguinte equação:

O total será a soma dos dB do sistema 1 + dB do sistema 2 = log 10 (10 dB/10 + 10 dB2/10)

30 dB + 30 dB = 10 log (10 (30/10) + 10 (30/10)

Então temos: 10 (103 + 103) = log 10 (1000 + 1000) = 33 dB

A soma das duas pressões sonoras nunca será maior do que 3 dB, pois se a diferença entre a soma dos dois valores for maior do que 10 dB a soma não tem valor prático e assume o valor da maior das duas pressões sonoras.

Por exemplo, se somar 20 dB + 10 dB, o resultado é aproximadamente 20 dB, lembre-se que o resultado só é significativo para a soma dos valores que têm uma diferença de menos de 10 dB.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.