Ibytes Web Site

Som Alto Prejudica

Acima de 100 dBA (ver tabela de ponderação A e C) é altamente recomendado sempre que possível o uso de protetor de ouvidos, se a exposição for prolongada como em postos de trabalho, considera-se necessário o uso de protetores de ambientes caso os níveis esteja acima de 85 dBA.

É preciso ter ciência que a exposição a barulhos altos é cumulativa e irreversível, por isso deve-se ter extremas precauções.

A exposição prolongada ao ruído é causadora de problemas de audição, nisso quase todo mundo concorda, mas muitas doenças nervosas, do coração e problemas mentais também podem ter origem na exposição prolongada ao som alto.

A tabela de ponderação A e C mostra quais níveis podem ser aceitáveis, mas fica a dúvida em qual das frequências poderia ser aceitável, então de um modo geral, quem trabalha em alguma empresa que produza ruídos superiores a 90 decibéis é obrigado a usar protetor de ouvidos.

A escolha do protetor de ouvidos deve ser feita com critérios, os principais parâmetros para a escolha do protetor são o conforto, o nível de redução de ruído (NRRsf) do protetor, o tipo do ambiente, especificamente as condições ambientais, levando em conta a temperatura, a umidade, a quantidade de poeira, etc, e também o tempo de uso e a compatibilidade com outros equipamentos de segurança.

Não existe um melhor protetor para todos os casos, assim como não existe o melhor sapato para todos, cada tipo ou marca tem suas vantagens e desvantagens.

Os protetores tipo concha são fáceis de colocar corretamente, mas são desconfortáveis em ambientes quentes e para períodos de longo uso, é preciso escolher o protetor que será usado expontaneamente e que não pareça ser um castigo.

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube