O aplicativo WhatsApp agora é gratuito, até dias atrás o usuário usava gratuitamente durante um ano e depois tinha que pagar um dólar por ano, quem pagou para usar o aplicativo e não ter o risco de perder os contatos não vai receber o dinheiro de volta.
O fato é que a partir de hoje, 18 de janeiro de 2016, o WhatsApp não tem mais limitação e todos os usuários podem utilizar o serviço sem ter que desembolsar um dólar por ano, a informação é de Jan Koum, fundador do serviço, a informação foi feita durante uma conferência em Munique, Alemanha.
Essa novidade deixa em aberto a dúvida de como o facebook pretende ganhar dinheiro com o aplicativo, mas não adianta especular sobre planos que não são divulgados, o certo é que ninguém faz nada de graça.
O WhatsApp foi comprado pelo Facebook em 2014 por 22 bilhões de dólares, o aplicativo atualmente já tem mais de 900 milhões de usuários ativos e está aumentando.
Quando foi comprado a maioria pensou que o aplicativo WhatsApp seria rentabilizado com anúncios, mas quem pensou assim, pensou errado, pois o aplicativo continua funcionando de maneira independente e aparentemente não tem interesse em lucrar com propagandas.
Existem usuários que tem se preocupado com a forma como o WhatsApp vai sobreviver sem ter que cobrar nada dos usuários, afinal, o WhatsApp passou a ser mais importante até que o discador padrão, em todo caso, a informação é que não serão exibidos anúncios de terceiros dentro do aplicativo.
Jan Koum informa que serão testadas novas ferramentas que permitem que o WhatsApp seja usado por empresas com a finalidade de facilitar o contato direto entre consumidores e prestadores de serviços.
O meu número WhatsApp, por exemplo, paguei para 5 anos e uso comercialmente, e optei por utilizar apenas na rede de dados, ou seja, o número não paga fistel e por isso não faz chamadas e também não recebe chamadas.
Obviamente que isso causa alguns problemas na fase inicial, mas depois as pessoas se acostumam e ao invés de tentar ligar para o número, enviam mensagem para o WhatsApp.