Principal Benefício do 4G

O 4G já chegou no Brasil e promete revolucionar a internet móvel, mas tenha cuidado ao adquirir um acesso 4G, esteja atento aos planos com diferentes tecnologias e características.

Cada operadora anuncia um sistema diferente como 4G, apesar do desempenho bem próximo e do compartilhamento de algumas características, cada uma dessas redes conta com diferenças significativas.

O principal benefício do 4G é o acesso à internet mais rápido, com o 4G será possível assistir a vídeos de alta qualidade através da internet móvel, não há dúvidas que deve melhorar muito o funcionamento de serviços de bate-papo com vídeo.

Em teoria, é possível chegar a 14,4 megabits por segundo, é uma melhora considerável levando em conta que as conexões 3G em bem poucas ERBs vão além de 2 Mbps.

No sistema 4G a velocidade de internet pode chegar próximo de 20 Mbps, isso significa que o 4G é aproximadamente 10 vezes mais rápido do que o 3G.

No Brasil as atividades com 4G tiveram início no mês de abril de 2013 e as redes serão ativadas em várias etapas, inicialmente, por exigência da FIFA os locais onde serão sedes dos jogos da copa do mundo de 2014 tem preferência para implementação do sinal 4G.

Para dezembro de 2017 está previsto que qualquer cidade pequena tenha disponível o sinal 4G, quem viver, verá.

Atualmente só em alguns modelos de smartphones estão disponíveis em versões compatíveis com 4G, essas versões 4G ainda não estão à venda no Brasil, exceto aparelhos como o Galaxy S III da Samsung e o Lumia 900 da Nokia, mas como tudo anda muito depressa quando se fala em tecnologia eles irão chegando de acordo com ativações das redes de quarta geração.

Para quem é apressadinho é bom esperar para comprar aparelhos no Brasil, pois a telefonia 4G usa faixas de frequência de rádio que não são iguais em todos os países.

Por isso existe a possibilidade de que um equipamento que suporte tecnologia 4G e que foi comprado em outro país não funcione em 4G no Brasil, só para constar, o novo iPad, da Apple não é compatível com a faixa de frequências adotada no Brasil.

Não há problema quanto ao 3G pois todos os celulares com a tecnologia 4G são compatíveis também com redes 3G e 2G.

Não são todos os serviços que são anunciados como 4G que são realmente 4G, existe uma definição oficial da União Internacional de Telecomunicações que diz que uma linha 4G deve oferecer acesso à internet a 100 Mbps em deslocamento rápido imóvel.

Isso significa que num carro ou num avião em movimento a velocidade da internet deveria ser de 100 Mbps, mas os serviços atuais que as operadoras chamam de 4G trabalham em velocidades muito menores que essas.

No início os planos de telefonia 4G serão mais caros que os 3G, mas com o tempo planos que incluem 4G irão se tornar uma opção padrão das operadoras, assim como é o 3G atualmente.

A tecnologia predominante é a LTE (Long Term Evolution), em alguns países existem redes 4G baseadas em outras tecnologias, como exemplo a tecnologia WiMAX.

Existem estudos sobre redes de comunicações móveis ainda mais avançadas que a 4G, mas ainda não há nenhum padrão de telefonia oficialmente chamado de 5G.

Desde que os primeiros celulares surgiram, em 1981, a cada década aparecem novas gerações de tecnologias, a tecnologia 2G surgiu em 1992, a tecnologia 3G surgiu em 2001 e a tecnologia 4G em 2011, provavelmente uma nova geração só deve aparecer depois de 2017.

Postagens relacionadas
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (17502)
  • Antena Para Celular (14615)
  • Amplicador 60 W RMS (11267)
  • Os Gatos & Dúvidas (10004)
  • Ganhar na Loto Fácil? (6838)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.