Definitivamente estamos no século XXI e já existem computadores de 25 dólares, a novidade agora vem do desenvolvedor de jogos David Braben que acredita nas escolas ensinando atividades computacionais úteis.
No início dos anos 80 era mais comum escrever textos e fazer apresentações mesmo utilizando o pré-histórico XT ou o AT 286, claro que era apenas para uma classe muito privilegiada, e como era chique aparecer na sala de aula com um texto escrito no “Fácil 4,0” ou alguma planilha gerada pelo Lotus.
A falta de computadores nas escolas sempre pareceu ser um problema, afinal, um computador para cada aluno é um alto investimento, embora 25 dólares seja um preço bem baixo, por isso foi criado um computador de custo bem baixo e que pode ser dado de graça para as crianças.
Esse computador de 25 dólares tem uma entrada USB de um lado e uma saída HDMI do outro, tem o tamanho de um chaveiro e pode ser conectado a um monitor e um teclado, e não é chinfrim não.
Usa um processador ARM de 700 MHz acoplado com 128 MB de memória RAM, tem uma performance gráfica de 1080 pixels, isso significa que ele pode ser usado para navegar na internet e executar aplicações de escritório, fica um computador completamente funcional assim que é plugado.
Com certeza é uma boa alternativa de baixo custo que irá beneficiar muitos estudantes, pois este dispositivo será distribuído de graça pela associação Raspberry Pi Foundation, (sem fins lucrativos) que também irá promover o estudo da ciência da computação nas escolas.
Pensou que os computadores de graça nas escolas era no Brasil? Lamento dizer, mas computador de graça na escola, e um para cada aluno só quando tivermos governantes de verdade.
Veja na imagem abaixo como é um desses computadores de 25 dólares por dentro.