Canal Ibytes Brasil com mais uma publicação, dessa vez o tema é Tecnologia 5G Parece Não Ser Nada Daquilo Que Andam Anunciando Por Aí
Segue a transcrição do vídeo:
A tecnologia 5G é a evolução das anteriores, e nas capitais brasileiras a liberação do sinal é aguardada como uma forma de melhorar a cobertura e as conexões de internet móvel no Brasil.
Olá pessoal, meu nome é Pedro e esse é o canal Ibytes Brasil. Como amplamente divulgado, Brasília foi a primeira capital a ter rede 5G disponível, agora sabe-se lá quando todas as capitais irão ter acesso 5G.
Me parece que parece mais uma técnica para vender celulares falando de uma nova tecnologia do que realmente disponibilizar essa nova tecnologia.
E reforço que não serão todos que terão acesso ao 5G, pois tecnicamente é impossível instalar células de 500 em 500 metros no Brasil inteiro.
O alcance entre as antenas, que obrigatoriamente terão que ter visada, é a condição básica para conseguir a velocidade de 20 MBPS.
Lógico que cada conjunto de células é interligado, mas a coisa será como se fosse ilhas ligas a ilhas.
Se alguém me provar que eu estou errado corrijo, minha opinião.
Por isso, se você tem um celularzinho furréca ou smartphone de porte médio que acessa outras tecnologias, que não seja o 5G, não se preocupe, as redes GSM, 4G e 4.5G nem terminaram de serem implantadas ainda.
Para o consumidor comum, o 4G já atende bem as atividades de entretenimento, trabalho e educação.
Mas o 5G é associado ao aumento da produtividade da indústria, do agronegócio, da saúde e outros setores.
Por isso, as velocidades maiores e latência mínima prometidas são aguardadas.
O 5G vai funcionar em bandas diferentes de onde operam as outras tecnologias, por isso, quem não tiver acesso ao 5G, vai continuar usando seu celular sem nenhum problema, ou melhor, com os problemas que já existem.
Em resumo, os aparelhos com as tecnologias 4G, 3G e 2G continuarão com acesso às respectivas redes, não existe nenhuma previsão dessas redes serem desconectadas.
A verdade é que o 5G vai incluir novas faixas de frequência à telefonia celular, sem alterar nem usar as faixas que usam as as tecnologias 4G, 3G e 2G.
O 5G faz referência a quinta geração de tecnologia e não porque funciona em 5 GHz, aliás, nem funciona em 5 GHz.
5G é a quinta geração de rede de telefonia com ênfase na internet móvel, promete mais velocidade, maior cobertura, e mais estabilidade.
Se a promessa vai ser cumprida não sei, mas a julgar pelas promessas anteriores, acho que vai ficar só na promessa.
Com o 5G, a expectativa é atingir velocidade máxima vinte vezes maior em relação ao 4G, o que significa 20 Gbps, tecnicamente é possível, mas quero ver como vão ser instaladas as antenas de 500 em 500 metros, principalmente nas áreas rurais.
E tem outra coisa, porque primeiro nas capitais?
É só o povo das capitais que tem dinheiro para trocar de aparelho?
E aí? Onde você mora tem acesso bom com as tecnologias anteriores? Se tivesse 5G já teria comprado um smartphone novo?
Para terminar, eu gostaria de pedir para você deixar seu comentário abaixo desse vídeo dizendo o que você acha da tecnologia 5G.
Já usou 5G? Já viu alguém usando? Já comprou um chip novo um aparelho que acessa as redes 5G?
Ficou com alguma dúvida? Pergunte.
Você também pode fazer sugestões de melhorias, sugerir algum circuito ou algum tema.
Se você tiver um tempo livre, o YouTube vai sugerir um vídeo para você, clique para assistir, a gente se vê por lá.
Obrigado por assistir.
Nos vemos no vídeo sugerido ou nas próximas publicações.