Instrumento: Medidor de Potência em Watts, em dBm, Medidor de SWR e Mostra a Potência Real Irradiada publicado no canal Ibytes Brasil.
Parte da transcrição:
Nesse vídeo eu falo sobre a montagem de um dispositivo que vai mostrar a potência de transmissão em watts, a potência em dBm, e também vai mostrar as ondas estacionárias, as perdas e com isso a potência real irradiada.
Se você quer aprender como fazer esse dispositivo, assista esse vídeo até o final.
A medição de potência de dados relacionados a radiofrequência é um processo essencial para o sucesso das montagens de dispositivos baseados em RF.
Os problemas envolvidos na medição de potência de RF incluem a detecção de sinal, avaliação de ruído, medição de antena, medição de resposta de frequência e medição de perdas.
A onda estacionária é uma onda que não é irradiada para o espaço, é uma onda que causa perdas na transmissão e coloca o dispositivo em risco, pois é um tipo de onda que retorna para o equipamento que gerou as ondas de radiofrequência.
A onda estacionária é usada para medir a potência real irradiada, a estabilidade e outras características das ondas de radiofrequência.
O equipamento de medição de radiofrequência mais simples usado para medir a potência e as ondas refletidas é chamado de medidor de potência.
Basicamente é um arranjo eletrônico simples, baseado em indução, onde na onda direta, que é potência é mostrada na forma de flexão de um ponteiro.
Na onda refletida o processo é o mesmo, mas o ponto de indução é onde a onda de rf retorna.
Um Analisador de Espectro é um equipamento que permite aos usuários medir a potência de RF de forma eficiente e precisa.
O equipamento de medição de RF é composto por vários circuitos, sistemas e partes que trabalham juntos para fornecer resultados precisos.
O equipamento de medição de RF é capaz de medir a potência de RF de diferentes fontes, essas fontes incluem sinais de rádio, modulação, antenas e outros sistemas.
Para quem não tem um analisador de espectro profissional, resta equipamentos ao alcance, é esse o caso, não vou comparar esse medidor a um analisador de espectro.
Mas pelas minhas necessidades e pelos dados que preciso nas minhas montagens, esse medidor serve perfeitamente.
Quanto ao custo, é muito barato, pois consiste numa montagem simples, num arduino uno, um display de 2 linhas com 16 colunas e um sketch elaborado para executar as funções necessárias.
O dispositivo que proponho mede a potência em watts, em dBm, mede as ondas estacionárias, mostra a potência real irradiada e as perdas causadas pelas ondas estacionárias.
A parte eletrônica é baseada nesse esquema aí, o restante é baseado em arduino e consequentemente em programação.
Vamos ver como as coisas funcionam?
O layout da placa de circuito impresso do circuito responsável pela captação dos dados vai ser publicado na guia comunidade, apenas membros do canal terão acesso, o mesmo ocorre em relação ao sketch.
Espero que o conteúdo desse vídeo mereça seu like.
Se ficou alguma dúvida, utilize o campo dos comentários para deixar sua pergunta.
Se quiser fazer uma sugestão, uma crítica, ou alguma recomendação, o campo dos comentários é todo seu.
Esse vídeo está terminando, mas se você tiver um tempinho livre, o YouTube vai sugerir um dos vídeos do canal ibytes brasil, clique para assistir.
A gente se vê no vídeo sugerido ou nas próximas publicações, caso você já tenha feito sua inscrição no canal e marcado o sininho para receber todas as notificações.
Obrigado por assistir.
Até a próxima.