Amplificador de RF (Banda Larga)

Um amplificador de sinais de radiofrequência (com banda larga) muitas vezes se torna necessário devido a baixa intensidade do sinal gerado por um oscilador ou até mesmo do sinal que vem de um estágio que não excita corretamente o estágio intermediário ou o estágio final de saída de radiofrequência.

Sem o nível de sinal adequado para excitar o estágio seguinte, todo o circuito pode ficar prejudicado e pode até funcionar normalmente mas sem o rendimento final dentro do que é esperado.

E é nesse tipo de situação em que um estágio amplificador de sinal de banda larga resolve o problema.

O circuito sugerido na imagem abaixo tem como elementos ativos 2 transistores do tipo BFS17A, são do tipo SMD e funcionam até em torno de 3 GHz.

Com os valores dos componentes sugeridos no esquema, o circuito funciona bem de 700 MHz a 2.5 GHz, portanto, a faixa de frequências é muito larga e pode ser usado em diversas aplicações.

O circuito não é sintonizado, a única bobina (L1) do circuito se comporta como choque de radiofrequência, obviamente que experientes podem colocar um capacitor em paralelo com a bobina e obter um circuito sintonizado, dessa forma o ganho se torna maior para a frequência ressonante.

C1 e C2 no circuito de teste foram usados de 15 pF e se comportaram conforme o esperado, se a montagem for para frequências menores que 700 MHz C1 e C2 devem ser modificados para 47 pF, para frequências mais altas que 2.5 GHz C1 e C2 devem ser de 7.5 pF, quando se fala em radiofrequência, capacitores só de boa qualidade e de disco cerâmico.

Para esse tipo e finalidade do circuito é recomendada a montagem em superfície, já que os transistores BFS17A são SMD e tem o encapsulamento SOT 23, os demais componentes também podem ser SMD ou não, pois nada impede da montagem ser feita com componentes mistos, desde que, observados os valores dos componentes.

Outros tipos de transistores NPN de alta frequência também funcionam, alterando o ganho final em relação ao circuito proposto.

A alimentação pode ser de 9 a 12 volts, com tensão bem filtrada e preferencialmente, tensão regulada, e atenção em C3 que tem como função filtrar espúrios da fonte.

Lembrando que por ser tratar de rádio frequencia envolvendo frequências muito altas, novatos e curiosos sem experiência podem não obter os resultados esperados, isso porque se as ligações não forem extremamente curtas as capacitâncias geradas podem anular o ganho.

O circuito amplificador de sinal de radiofrequência de banda larga é mostrado na imagem abaixo, façam bom proveito.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *