Osciladores Hartley não são muito usados em alta frequência, uma vez que são instáveis e até difícil de alcançar frequências bem elevadas.
Para frequências acima de 500 MHz é recomendado que o oscilador seja do tipo controlado por tensão, mas, e quando o cara é teimoso e a montagem passa a ser um desafio?
Pois é isso, se o circuito for colocado dentro de uma caixinha metálica vai ficar estável.
Esse circuito não tem uma finalidade específica, uma vez que o foco é a montagem do oscilador, pode ser um transmissor de áudio ou de vídeo, ou os dois.
Pode ser um transmissor de sinais de telemetria, no caso, experimental, pois o alcance é em torno de 50 metros, é o que a lei permite para experiências.
A imaginação e a necessidade de cada interessado é que vai determinar o melhor uso.
No circuito mostrado na imagem abaixo, temos um transistor do tipo BFS17A, é para montagem em SMD, aliás, esse circuito é para ser montado em montagem em superfície, pois os componentes chave utilizados são SMD.
O BFS17A tem uma frequência de corte em torno de 3 GB, outros equivalentes podem ser testados com poucas alterações no circuito.
Outro tipo de componente importante são os diodos KV1471, são usados dois, esses diodos são conhecidos como diodo varicap, como o nome sugere, eles se comportam como capacitores variáveis e sua capacitância é alterada em função da tensão reversa que é aplicada.
Com essa técnica, é possível chegar a frequências muito altas, pois a capacitância parasita existente num capacitor de disco cerâmico (ou qualquer capacitor) não vai anular o funcionamento do circuito de sintonia.
Com uma bobina de 32 nH ligada em paralelo aos dois diodos o circuito irá oscilar com facilidade em 1.5 GHz, conforme pode ser comprovado no vídeo abaixo.
A bobina deve ser confeccionada pelo interessado e consiste em 3 voltas de fio 32 AWG sobre forma de 2.5 milímetros, é aí que está a vantagem, o montagem pode experimentar vários tipos de bobinas e pode fazer o oscilador chegar a mais de 2 GHz.
Os resistores são todos de ? de watt e os capacitores C1, C2, C3 e C3 são de disco cerâmico de boa qualidade.
Deve-se atenção e cuidado especial na montagem por se tratar de circuito de radiofrequência, embora o circuito seja simples requer equipamento para monitorar o que está acontecendo, pode ser um frequencímetro ou um receptor SDR.
Eu uso um HackRF, mas receptores baseados em R820T ou R820T2 servem perfeitamente e são bem mais baratos.
Veja o circuito funcionando