Oscilador de 1.5 GHz

Osciladores Hartley não são muito usados em alta frequência, uma vez que são instáveis e até difícil de alcançar frequências bem elevadas.

Para frequências acima de 500 MHz é recomendado que o oscilador seja do tipo controlado por tensão, mas, e quando o cara é teimoso e a montagem passa a ser um desafio?

Pois é isso, se o circuito for colocado dentro de uma caixinha metálica vai ficar estável.

Esse circuito não tem uma finalidade específica, uma vez que o foco é a montagem do oscilador, pode ser um transmissor de áudio ou de vídeo, ou os dois.

Pode ser um transmissor de sinais de telemetria, no caso, experimental, pois o alcance é em torno de 50 metros, é o que a lei permite para experiências.

A imaginação e a necessidade de cada interessado é que vai determinar o melhor uso.

No circuito mostrado na imagem abaixo, temos um transistor do tipo BFS17A, é para montagem em SMD, aliás, esse circuito é para ser montado em montagem em superfície, pois os componentes chave utilizados são SMD.

O BFS17A tem uma frequência de corte em torno de 3 GB, outros equivalentes podem ser testados com poucas alterações no circuito.

Outro tipo de componente importante são os diodos KV1471, são usados dois, esses diodos são conhecidos como diodo varicap, como o nome sugere, eles se comportam como capacitores variáveis e sua capacitância é alterada em função da tensão reversa que é aplicada.

Com essa técnica, é possível chegar a frequências muito altas, pois a capacitância parasita existente num capacitor de disco cerâmico (ou qualquer capacitor) não vai anular o funcionamento do circuito de sintonia.

Com uma bobina de 32 nH ligada em paralelo aos dois diodos o circuito irá oscilar com facilidade em 1.5 GHz, conforme pode ser comprovado no vídeo abaixo.

A bobina deve ser confeccionada pelo interessado e consiste em 3 voltas de fio 32 AWG sobre forma de 2.5 milímetros, é aí que está a vantagem, o montagem pode experimentar vários tipos de bobinas e pode fazer o oscilador chegar a mais de 2 GHz.

Os resistores são todos de ? de watt e os capacitores C1, C2, C3 e C3 são de disco cerâmico de boa qualidade.

Deve-se atenção e cuidado especial na montagem por se tratar de circuito de radiofrequência, embora o circuito seja simples requer equipamento para monitorar o que está acontecendo, pode ser um frequencímetro ou um receptor SDR.
Eu uso um HackRF, mas receptores baseados em R820T ou R820T2 servem perfeitamente e são bem mais baratos.

Veja o circuito funcionando

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.