Mais uma publicação no canal Ibytes Brasil, Oscilador Baseado em Cristal de 25 MHz Oscilando Em 5 Frequências
Segue a transcrição do conteúdo do vÃdeo:
Oscilador Baseado em Cristal de 25 MHz Oscilando Em 5 Frequências
Um oscilador simples de montar, com componentes comuns, e que ainda é possÃvel escolher uma entre 5 frequências para amplificar e usar num projeto de sua preferência.
Se esse tipo de projeto lhe interessa, fica comigo que já vou passar todos os detalhes.
Olá pessoal, meu nome é Pedro e esse é o canal Ibytes Brasil.
Agradeço a confiança de todos aqueles que já são inscritos no canal.
E se você está chegando agora e gosta de eletrônica, mas não é inscrito no canal, e quer acompanhar as novas publicações, clique no botão inscrever-se aà embaixo e não esqueça de ativar o sininho.
Aqui eu falo sobre assuntos relacionados à eletrônica, eletricidade, radiofrequência e de outros assuntos relacionados à tecnologia, para acompanhar as futuras publicações do canal, é só se inscrever e ativar o sininho.
Como falei no inÃcio, apresento um oscilador simples de montar, com componentes comuns, e que ainda é possÃvel escolher uma entre 5 frequências para amplificar e usar num projeto de sua preferência.
Nesse projeto, a gente vai precisar de um cristal de 25 MHz, duas bobinas, alguns capacitores, alguns resistores, e um transistor de radiofrequência, todos componentes comuns.
Nesse circuito vou usar um transistor do tipo 2N2222, mas qualquer transistor NPN de radiofrequência serve, desde que sejam observadas as ligações dos terminais base, coletor e emissor.
Os elementos mais crÃticos são as bobinas, elas devem ser construÃdas com fio 22 esmaltado, ambas devem ter quatro voltas de fio sobre uma base de 10 milÃmetros.
O núcleo das bobinas é de ar, por isso o fio deve ser 22.
Nesse circuito só o LED e o transistor tem posição certa para serem ligados, é um circuito muito fácil de montar.
O circuito proposto vai oscilar em 5 frequências, no caso, escolhi um cristal de 25 MHz, então teremos um oscilador de 25 MHz, com 4 frequências harmônicas da frequência fundamental.
25 MHz é frequência fundamental, 50 MHz primeira harmônica, 75 MHz segunda harmônica, 100 MHz terceira harmônica e 125 MHz, quarta harmônica.
Bom o esquema é esse ai, mais simples impossÃvel.
Como na maioria dos meus circuitos, gosto de mostrar funcionando para evitar aqueles comentários do tipo postou mas o circuito não funciona, então vamos testar o funcionamento.
Você acha que tem capacidade de executar essa montagem?
Uma curiosidade: o que será que acontece se for injetado um sinal de vÃdeo no emissor desse oscilador?
Eu gostaria de saber sua opinião sobre o que pode ser feito com esse circuito, deixa escrito aà nos comentários.Â
Não esqueça de curtir e compartilhar o link desse vÃdeo, assim você estará colaborando para o crescimento do canal.
Até a próxima.