Divisores de Tensão

Sempre que se fala em tensão, estamos falando de um nível de força elétrica, na rede elétrica é que são ligadas diretamente as lâmpadas e motores que foram projetadas para funcionar em 110 ou 220 volts, conforme o caso, mas em todos os aparelhos eletrônicos existem divisores de tensão, nenhum deles, mas nenhum mesmo funciona direto a partir da tensão da tomada.

No caso de uma lâmpada formada por LEDs existe um divisor de tensão, pode também ser chamado de regulador de tensão, afinal, sua função é mesmo regular o nível de tensão.

Em um aparelho de TV de plasma, apesar de ele ser ligado diretamente na tomada, internamente existem regulares de tensão com a finalidade de regular a tensão de vários estágios, o circuito amplificador funciona com um nível de tensão e requer mais potência do que o circuito de sintonia que precisa de um nível de tensão diferente e a potência necessária é muito pequena.

Os circuitos reguladores de tensão devem prever a tensão necessária para o estágio que vai alimentar e a capacidade de corrente que é exigida pelo circuito, na prática, todos os reguladores de tensão e corrente tem configuração muito parecida, o que muda são os componentes em função da potencia que vai ser exigida pelo circuito alimentado.

Para ilustrar e ficar mais clara a divisão de tensão observe a imagem abaixo, trata-se de um divisor de tensão onde a entrada é 12 volts e temos na saída 3, 6, e 9 volts, e é claro os 12 volts sem nenhuma atenuação.

Faça uma experiência, utilize um multímetro e realize medições, como os resistores são de valores iguais obtemos 3 volts de diferença em cada ponto de medição, mas trocando os valores podemos obter qualquer tensão entre zero e 12 volts, isso acontece quanto usamos um potenciômetro para fazer ajuste.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.