Placa de CI Laboratório


Já faz um certo tempo que os componentes eletrônicos tem se tornado complexos e isso quer dizer que eles vem em forma de circuitos integrados, obviamente que isso é bom, mas também tem o lado ruim, que é quando a gente não tem como testar o componente para saber se ele está bom ou não.

É aí que entra o tal circuito de teste, e cada circuito integrado tem seu próprio circuito de teste, se isso não bastasse, fica a questão: onde e como fazer o tal circuito de teste.

Então resolvi que uma pequena placa de circuito impresso com soquetes para circuitos integrados seria a solução, podem ser realizadas montagens para testes de circuitos integrados e também montagens experimentais para depois desenhar o esquema já com os componentes definidos durantes os testes.

Aliás, esse é o meu método de teste de circuitos, eu executo a montagem e só depois de verificar o funcionamento é que desenho o esquema e parto para o layout de circuito impresso, esse método é eficaz e econômico.

Para começar é preciso uma placa de circuito impresso virgem, eu usei para esse projeto uma placa de 9 cm por 5 cm, na imagem abaixo já passou pelo processo de corrosão.

Note que o desenho do layout é para dois cuitos integrados de 22 pinos e algumas ilhas para fixar os componentes externos do circuito integrado ela foi para a corrosão e ficou como mostrado na imagem abaixo.

Então foram soldados os soquetes para os circuitos integrados, essa parte é muito importante, pois são esses soquetes que servirão para encaixar os circuitos integrados em teste depois de executar as soldas necessárias de acordo com o esquema do circuito integrado em teste.

O restante é simples, basta executar a montagem e deixar montado em definitivo ou simplesmente desmontar e usar os componentes em outra montagem.

No vídeo abaixo pode ser vista a placa sugerida com os soquetes soldados na placa, e vamos testar um circuito integrado do tipo 555, note que usaremos apenas ¼ dos pinos disponíveis nos dois soquetes, não se trata de prejuízo, pois se a gente quisesse testar uma montagem com 4 CIs 555 seria perfeitamente possível.