Ibytes Web Site

Gravação de celular

De Mauro Martins
Assunto: Gravação de celular

Prezado Pedro,

como “medida antiespionagem”, seria possível criar um aparelho capaz de causar interferência em um celular (ou em outro dispositivo) que esteja gravando uma reunião?
Agradeço a atenção.
Um abraço,

Mauro

Resposta:

Olá Mauro,

Sim é capaz de qualquer aparelho sofrer interferências durante a gravação, um gerador de frequências variável pode interferir gerando espúrios na faixa audível e causando ruídos que serão captados pelo microfone, isso se falando em gravação direta com um gravador instalado no ambiente.

Por outro lado, a espionagem que utilizar como meio de transporte a rádio frequência, além de ter a detecção facilitada, pode-se causar interferências no transmissor, o método é simples: Basta que que gerador de rádio frequência que vai interferir tenha potência maior do que o aparelho que transporta o “produto da espionagem” e esteja transmitindo na mesma frequência do transmissor “espião”.

Com potência menor, desde que se saiba aproximadamente onde está a escuta, com potência razoavelmente menor é possível interferir na escuta, ao invés de interferir na transmissão.

Então a resposta é sim, é possível criar um aparelho que cause interferência num celular, desde que essa frequência seja a mesma que o celular está recebendo.

Em todo caso, sistemas que utilizam modulação com sub-tom além de ser muito difícil de serem detectadas também são muito difíceis de causar interferência (não é o caso de celulares), pois o receptor desse tipo de equipamento estará provido de um sistema que detecta um tom fora da faixa audível e esse tom mais “o produto da espionagem” são transportados juntos pelo transmissor, nesse caso, só com potência bem maior do que a do transmissor espião é que se consegue causar interferência, anulando-o.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.