Tensão / Resistor = Corrente

Uma das coisas mais difíceis para os iniciantes no mundo da eletrônica é a identificação dos valores resistores através dos códigos de cores, já que resistores de metal filme tem código diferente dos resistores de filme de carbono.

Superada a fase da identificação dos valores vem a parta da utilização dos componentes propriamente dita, e geralmente surge o velho problema em solucionar a quantidade de corrente que pode circular pode um determinado resistor sem danificar a carga, tipo, um LED, por exemplo.

Como a matemática não é o forte de muitos iniciantes, vou deixar disponível um script para calcular a corrente que circula por um resistor, desde que seja conhecida a tensão e o valor do resistor.

Na página de resultado também pode ser vista a comparação entre o valor real obtido e valores em miliampère, microampère e em nanoampère.

O valor do resistor deve ser especificado em Ohms, como exemplo, 470 ohms será informado como 470, 1 K ohms é o mesmo que 1000 Ohms, e deve ser informado como 1000, e assim por diante.