Representação Binária


Abaixo está a representação binária dos números decimais até 16, assim acredito que fica mais fácil entender como é que funciona:

Para quem pretende entender de eletrônica digital aplicada aos computadores existem momentos em que é preciso saber converter uma indicação em binário para o decimal correspondente.

Existem situações em que placas são usadas no diagnóstico de computadores e que possuem um conjunto de LEDs que acendem indicando um número correspondente a um código de erros.

Os LEDs apagados indicam o algarismo 0 e os LEDs acesos, o algarismo 1, nesse momento faz muita diferença saber o que significa cada um dos LEDs acesos ou LEDs apagados.

Imagine um diagnóstico onde a sequência de acendimento dos LEDs seja 1011010, obviamente que é preciso saber por onde começar a leitura, ou seja, se o de menor peso é o da direita ou da esquerda.

Seja nas indicações dadas por instrumentos na representação de valores binários ou na saída de um circuito, é preciso saber qual dos dígitos tem maior peso e qual tem menor peso, e isso é feito com uma sigla adotada normalmente e que se refere ao dígito, no caso denominado bit.