Ibytes Web Site

A Álgebra de Boole

Na metade do século passado George Boole, desenvolveu uma teoria completamente diferente para a época, a teoria era baseada em uma série de condições e operações simples para resolver uma infinidade de problemas.

Apesar da álgebra de Boole, poder resolver problemas práticos de controle e fabricação de produtos, na época não havia circuitos eletrônicos e as máquinas não eram avançadas o suficiente para utilizar seus princípios.

A álgebra de Boole se tornou importante com o surgimento da eletrônica, e especificamente, da eletrônica digital, que deu origem aos modernos computadores.

Boole era um matemático inglês, e estabeleceu em sua teoria que só existem no universo duas condições possíveis ou estados, para qualquer coisa que se deseje analisar, e estes dois estados são opostos.

Como se sabe, uma lâmpada só pode estar acesa ou apagada, um carro pode estar com o motor funcionando ou com o motor desligado, uma fonte só pode ter ou não ter tensão na sua saída, num resumo simples podemos afirmar que uma pergunta só pode ter como resposta verdadeiro ou falso.

Assim, de maneira simples como é sugerido na álgebra de Boole as variáveis lógicas só podem adquirir dois estados: 0 ou 1, verdadeiro ou falso, aberto ou fechado, alto ou baixo, ligado ou desligado.

Na eletrônica digital partimos justamente do fato de que um circuito só pode trabalhar com dois estados possíveis, isso quer dizer que ou existe a presença do sinal ou a ausência do sinal, e isso se adapta perfeitamente aos princípios da álgebra de Boole.

E tudo que um circuito lógico digital pode fazer está previsto pela álgebra de Boole, desde as mais simples operações ou decisões, como acender um diodo emissor de luz (LED) quando dois sensores são ativados, ou quando uma tecla é pressionada imprimir o caractere correspondente na tela.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.