Binários Menores Que 1

Para muitos talvez seja difícil de entender como são especificadas quantidades que só podem ser inteiras, mas é bom dominar o assunto porque também é possível representar quantidades menores que um, ou seja, frações de números.

Em qualquer área é muito comum números fracionados, se não fosse assim os computadores e as calculadoras não poderiam realizar qualquer operação com números.

Para chegar a números fracionados na eletrônica digital é usada uma técnica que consiste em empregar potências negativas de um número inteiro para representar quantidades que não são inteiras.

Assim é possível usar dígitos binários para representar quantidades fracionadas sem problemas, para facilitar vamos analisar um exemplo com o número 0,01101 em binário.

Só o fato de existir um 0 (zero) antes da vírgula já é a indicação que se trata de um número menor que 1 e, portanto, uma fração de um número inteiro.

Acontece que os dígitos deste número têm pesos que correspondem a potências de 2 negativas, mas são apenas frações, observe a seguinte sequência:

Digito Peso Valor
0, Vezes 0 0
0 Vezes 1/2 0
1 Vezes 1/4 0,25
1 Vezes 1/8 0,0625
0 Vezes 1/16 0
1 Vezes 1/32 0,03125

Se forem somados os valores relativos teremos: 0,25 + 0,0625 + 0,03125 = 0,625, portanto o número decimal representado é 0,625.

Então sabemos que usando tantos dígitos quantos forem necessários é possível representar com muita precisão um número decimal.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.