Regule de 30V Para 12V

Quantas vezes nos deparamos com aparelhos que necessitam de alimentação de alguns volts abaixo das tensões fornecidas pelas fontes que temos? Além disso precisa ser tensão estabilizada, e não é raro comprarmos equipamentos importados que estão a cada dia “mais enxutos” em termos de componentes.

Com essa invasão chinesa de aparelhos eletrônicos e na busca por baratear ao máximo os equipamentos, algumas empresas estão deixando de colocar componentes que não são essênciais para o funcionamento do aparelho, e isso vai de pequenos capacitores na casa dos picos farads até circuitos integrados reguladores de tensão.

Nos anos 80, quando se comprava um rádio Cobra 148GTL no circuito eletrônico vinha um diodo de alta corrente que tinha como objetivo proteger contra a ligação invertida, mas caso algum desavisado fizesse a ligação invertida dos fios de alimentação o fusível se abria e nada acontecia no circuito eletrônico, bastava repor o fusível e ligar corretamente os fios da alimentação e o aparelho funcionava normalmente.

Experimente comprar um aparelho transceptor com origem chinesa nos dias atuais e ligue a alimentação invertida para ver o que acontece, uma previsão realista é a que o circuito de entrada da alimentação irá virar torrada, mas existe algo muito pior, todo circuito precisa de tensão estável para funcionar corretamente e sem tensão estável o funcionamento não será normal.

Como muitos aparelhos vem sem os reguladores de tensão incorporados aos circuitos, é comum dar problema de todo tipo e em todo tipo de aparelho, é bom lembrar quer neste texto aqui o foco são os aparelhos alimentados através da bateria do carro.

Os problemas com aparelhos alimentados diretamente a partir da bateria do carro acontecem quando é dada a partida no motor ou quando o motor é exigido de média a alta rotação, é nessa situação que o dínamo gera em torno de 15 volts ou mais e que deveria recarregar a bateria, mas se a bateria estiver carregada a tensão nominal da bateria será praticamente a tensão gerada pelo dínamo.

E se o aparelho não dispõe no circuito eletrônico um regulador de tensão toda a tensão gerada pelo dínamo é também a alimentação do aparelho, mas por não ter um regulador de tensão na entrada do circuito pode não suportar a tensão de entrada e ter seus componentes danificados.

Para resolver o problema de oscilação de tensão de entrada nos aparelhos, o circuito mostrado abaixo resolve e suporta até 3 ampères, para 5 ampères basta colocar dois transistores 2N3055 em paralelo e prover para ambos transistores radiadores de calor.

O circuito tal qual como está suporta até 30 volts na entrada e em sua saída é de 12 volts, para aumentar a tensão de saída em 0,6 volts basta acrescentar mais um diodo 1N4007 em série com o que já é sugerido no circuito.

O circuito é sugerido para 3 ampères, e os componentes são:

1 transistor 2N3055 (NPN de alta potência)
1 transistor BD 139 (NPN de média potência)
1 CI 7812
1 diodo 1N4007 ou equivalente (ver texto)
1 Resistor de 100 ohms por 1 watt
1 Capacitor de 47 uf

Postagens relacionadas
  • Faróis Apagados?
  • Proteja Portas e Janelas
  • Fazer Bengala Eletrônica
  • Lâmpada de Corredor ou Escada
  • Sem Pânico Para Idosos (P2)
  • Sem Pânico Para Idosos (P1)
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14817)
  • Antena Para Celular (12236)
  • Amplicador 60 W RMS (9717)
  • Os Gatos & Dúvidas (8303)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5898)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum