O Fim da Fibromialgia

A ciência nunca para, sempre existem novos estudos para tudo, e quem está envolvido no mundo da eletrônica, não tem a obrigação de saber, mas todo amante da eletrônica é igual a mulher curiosa, sempre quer saber de tudo.

Recentemente fiquei sabendo que foram feitos estudos com o objetivo verificar o efeito do “diodo emissor de luz” no tratamento da dor crônica em pacientes portadores de fibromialgia.

Para quem não sabe, a fibromialgia é uma espécie de reumatismo crônico, e tem como principais características a rigidez e dores no sistema músculo-esquelético de intensidade variada e espalhada com múltiplos pontos dolorosos, e também causa disfunções orgânicas.

Os tratamentos propostos para os pacientes com dor podem ser medicamentos ou tratamentos alternativos como a massagem, hidroterapia, acupuntura e terapia com luz.

Uma das terapias utilizadas nas intervenções de enfermagem é a terapia de baixa intensidade óptica através do laser de baixa potencia (LPB) ou do diodo emissor de luz (LED).

LED é a sigla em inglês para Light Emiting Diode, ou seja, diodo emissor de luz, que consiste num diodo com junção PN que quando passa energia por ele, uma luz é emitida, esse componente é muito familiar de qualquer iniciante em eletrônica.

O LED apresenta ausência de coerência e colimação, mas apresenta efeitos biológicos ao ter a sua luz absorvida pelos cromóforos teciduais, o que vem a causar o aumento do metabolismo celular e a liberação de substâncias que acarretam na diminuição da intensidade da dor, e até causa analgesia.

A luz que o LED emite é monocromática, mas sempre que olhamos para um LED aceso o vemos acender colorido, mas é bom deixar claro que a cor depende do cristal, além do mais, os LEDs comuns não deram bons resultados, mas o LED do tipo infra-vermelho, ou seja, aquele que emite luz acima da faixa que os olhos podem ver, deu resultados positivos.

A experiência negativa de dor dos fibromiálgicos é vivenciada em todas as dimensões, e isso faz com que sejam procuradas terapias complementares, então porque não tentarmos o “nosso próprio remédio caseiro?”, uma coisa é certa, se o resultado não for a melhora, mal também não irá fazer.

Procurei escolher componentes simples e baratos, até para dar a oportunidade para aqueles que conhecem bem pouco de eletrônica, apenas um pouquinho esforço e todos poderão tentar, e ver ser funciona para si mesmo.

Na saída utilizei LEDs infravermelho, mais precisamente 3 unidades de TIL 32, mas os diodos de controle remoto que não tem mais aparelhos para acionar podem ceder esses LEDs para o esse projeto.

O transistor BC338 e o TIP31 tem posição certa para soldar, os LEDs infravermelho também tem posição, são colocados 3 diodos infravermelho em paralelo, obviamente que foi projetado apenas um módulo, mas se o montador achar que o projeto lhe serviu, pode fazer mais módulos iguais e acender mais LEDs por vez.

O CI 555 já é nosso velho conhecido, dispensa maiores comentários, apenas cuidados na hora de soldar e conferir se a ligação feita é a ligação indicada, ou seja, não podem ser trocados os terminais.

Na prática, o circuito é um oscilador, e com os componentes indicados oscila em aproximadamente 250 Hz, então surge a pergunta: Porque não deixar os LEDs acesos direto e massagear assim mesmo?

A resposta é que oscilando a luz emitida tem maior penetração na pele, além disso, gasta apenas a metade da energia, só o item energia já seria justificável fazer com que ele oscile.

Tudo montado e conferido? Então pressione CH e o circuito estará funcionando, mas você não verá nenhum LED aceso, lembra que são LEDs infravermelho?


Bem, o teste de funcionamento consiste em colocar uma câmera de celular ou outra qualquer e ver no monitor da câmera (tela do celular) se os LEDs acendem com a CH pressionada, ao soltar, os LEDs apagam o circuito fica em espera.

Testou e funcionou? Muito bem, agora massageie suavemente por minutos aqueles locais onde existem dores reumáticas, lembre-se que os LEDs devem ser fixos de forma que apontem para o corpo e sejam levemente movimentados.
Boa sorte, e melhoras com sua fibromialgia.

Postagens relacionadas
  • Faróis Apagados?
  • Proteja Portas e Janelas
  • Fazer Bengala Eletrônica
  • Lâmpada de Corredor ou Escada
  • Sem Pânico Para Idosos (P2)
  • Sem Pânico Para Idosos (P1)
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14867)
  • Antena Para Celular (12294)
  • Amplicador 60 W RMS (9739)
  • Os Gatos & Dúvidas (8321)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5910)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum