Construção de Geradores

Um gerador é construído de forma que movimente internamente uma peça magnética em volta de uma peça magnética na qual fica um conjunto de bobinas em uma base de ferro magnetizado, e uma tensão alternada será produzida nas bobinas quando o eixo é girado, não existe magia, é Lei de Faraday da indução eletromagnética.

Também são fabricados geradores de forma que é movimentada externamente uma peça magnética e no centro fica um conjunto de bobinas em uma base de ferro magnetizado, e da mesma forma, uma tensão alternada será produzida nas bobinas quando a peça magnética externa é girada.

Um exemplo bem comum disso é o volante de uma moto, onde o volante é movimentado pelo virabrequim, e o campo magnético gera uma tensão nas bobinas que fazem acender o farol da moto, outra bobina gera a tensão para gerar a faísca para ligar o motor e mantê-lo funcionando, e em outra das bobinas é colocado um circuito retificador formado por um diodo que é ligado na bateria para mantê-la com carga constante.

No caso de ser uma moto, dependendo do modelo e da marca, ela não precisa nem mesmo da bateria para dar partida, pois toda a energia necessária é gerada pelo motoqueiro ao fazer pegar através do pedal de partida (KS), obviamente que isto não se aplica a motos que possuam chave de partida elétrica (ES).

No caso de motos com partida elétrica (ES), ao virar a chave um motor elétrico é ligado e mecanicamente ele impulsina o motor da moto, o motor da moto só irá pegar se a bateria tiver carga suficiente para fazer o motor dar a partida e se auto-sustentar, do mesmo modo, uma bobina gera a tensão para gerar a faísca para ligar o motor, e em outra bobina é colocado um circuito retificador formado por um diodo que é ligado na bateria para mantê-la com carga constante.

Atualmente o sistema de partida das motos é carros são todos baseados em CDI, claro, são sistemas eletrônicos, mas as bobinas não são dispensadas, aliás, elas são indispensáveis, o que muda é que o consumo se torna menor e os problemas de desgastes diminuem.

Na figura abaixo podem ser observados os passos (de um ciclo) e o princípio básico do funcionamento de um gerador de tensão alternada.

Observe a figura novamente, percebe-se que a polaridade da tensão em todo o fio inverte os pólos das bobinas que se tornam opostos quando o imã passa.

Conectado a uma carga, esta inversão da polaridade da tensão irá criar uma inversão na direção atual do circuito.

Quanto mais rápido o eixo do gerador for girado, mais rápido o ímã irá girar, resultando em uma tensão de corrente alternada que muda os sentidos com mais freqüência em um determinado período de tempo.

Os geradores de tensão contínua funcionam sobre o mesmo princípio geral da indução eletromagnética, mas sua construção não é tão simples como a construção dos geradores de tensão alternada.

Em um gerador de tensão (e corrente) contínua, a bobina do fio é montada diretamente no eixo, e as ligações elétricas são feitas para que a fiação da bobina fique parada no eixo e o eixo é que se movimenta movimentado a bobina, a bobina fixa no eixo passa muito próximo de fios grossos ou de tiras de cobre fixados na carcaça induzindo neles a tensão com o movimento do eixo de rotação.

Tudo isto se torna necessário para mudar a polaridade da tensão bobina de saída para o circuito externo, de forma o circuito externo veja sempre uma polaridade constante.

Existem razões bem obvias em se preocupar com a polaridade da tensão, não somente pelos circuitos onde serão utilizadas, desde a construção até a utilização, é que existem casos em que a tensão alternada tem vantagem sobre a tensão contínua, até mesmo na hora de fazer um gerador, talvez seja esse o motivo da tensão alternada ser predominantemente em todo o mundo, pois é muito mais fácil transformar tensão alternada em tensão contínua, do que fazer ao contrário.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.