Da Seda ao Nylon

Silkscreen ou serigrafia é um processo simples de impressão que não exige equipamentos caros e nem sofisticados, o processo de impressão pelo método serigráfico pode ser feito em espaços pequenos como uma garagem, uma pequena sala, ou em último caso, até em algum local que seja coberto por lona plástica.

O princípio básico do silkscreen (ou serigrafia) é a impressão de um motivo (que pode ser imagens ou letras) em uma superfície através e uma tela, sendo que a tela é comumente chamada de matriz e é um tecido esticado e preso a um quadro de madeira, claro que não é qualquer tecido, o tecido deve possuir uma trama fina e ser resistente, por isso é escolhido o nylon ou o poliéster, pois é resistente e permite a passagem da tinta.

O desenho que será transferido para uma superfície é gravado na tela com materiais que vedam a trama nas partes que correspondem ao desenho, o material predominante para vedar a trama é a emulsão fotográfica para serigrafia.

Não faz diferença chamar o processo de silkscreen ou serigrafia, os dois termos são utilizados em vários locais, aqui e nas lojas onde comercializam os materiais que são utilizados no processo.

A impressão em “tela de seda” era utilizada pelos chineses antigamente, portanto, o processo de impressão pelo método serigráfico foi criado há muitos séculos, e foi sendo modernizado com o passar do tempo e os processos industriais foram tomando o lugar do processo manual.

O processo “tela de seda” é o mesmo processo silkscreen, foi a tela de seda que deu início ao processo, mas com o passar do tempo a seda foi substituída pelo nylon e pelo poliéster por serem materiais mais resistente as substâncias químicas que são usadas para gravar as imagens e lavar as telas.

São praticamente incontáveis os trabalhos que podem ser feitos com impressão pelo método serigráfico, as áreas são muito abrangentes, a impressão pelo processo serigráfico vai desde a estamparia de tecidos, até a sinalização de rua e circuitos eletrônicos, aliás, foram os circuitos eletrônicos que me fizeram aprender e tomar gosto pela serigrafia.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.