Tensão / Potência = Corrente

No mundo da eletricidade, eletrônica, robótica e da tecnologia em geral, grandezas como tensão, corrente e resistência estão sempre presentes, mas nem todos dominam a maneira de fazer cálculos para determinar a corrente que circula por um circuito.

Com relação a instalações elétricas, quando é preciso dimensionar o diâmetro de fios e escolher disjuntores, é necessário calcular a corrente de curto-circuito nos circuitos, para que seja possível saber qual o disjuntor que será utilizado.

Obviamente que esse é um tema complexo, mas podemos simplificar muito as coisas se tivermos uma maneira de saber a corrente que irá circular num circuito, e a partir dessa informação decidir o que será feito.

A proposta aqui é descobrir a intensidade da corrente, tendo conhecimento da tensão de trabalho e da potência.

Vou sugerir apenas uma aplicação simples e mostrar a importância de ter conhecimento da quantidade de corrente que é consumida por um determinado equipamento elétrico.

Um dos equipamentos que mais consomem energia é o chuveiro, e digamos que há uma dificuldade em controlar o tempo de banho, que economizaria energia elétrica e água.

Então, vamos tomar como referência um chuveiro de 5.000 watts numa rede elétrica com tensão de 220 volts, você seria capaz de descobrir qual a intensidade de corrente que circula pelos fios quando esse chuveiro está ligado em sua potência máxima?

Como é possível fazer com que um disjuntor desligue depois de certo período de tempo com o chuveiro ligado?

Como o disjuntor é um dispositivo termoelétrico, posso usar um que aqueça e desligue o chuveiro depois de certo período, e se for religado enquanto estiver quente ele simplesmente desliga novamente.

Como sei que a corrente que circula numa rede de 220 volts com um equipamento de 5.000 watts é 22,7 Ampères, se for usado um disjuntor de 25 Ampères, levará de 5 a 7 minutos para o disjuntor desligar, obviamente que a água continuará correndo, mas será água fria, dá para entender o recadinho do chuveiro, não é?

Para deixar a coisa mais simples, deixo um script para que você possa fazer algumas experiências descobrindo quanto cada equipamento requer de corrente, basta saber a potência do aparelho e a tensão de funcionamento.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.