Antenas de 5/8 de Onda

Todo tipo de antena tem uma característica diferente, mas no final, o objetivo é fazer com que as ondas de radiofrequência sejam jogadas para o espaço com a maior intensidade possível para que seja possível ser captada por receptores cada vez mais distantes.

As antenas de um modo geral são dotadas de um elemento irradiante e um ou mais elementos com funções auxiliares, que são elementos refletores e elementos diretores, em alguns casos, elementos que são chamados de parasitas.

No caso da antena de 5/8 de onda, ela é formada por um irradiador vertical que é alimentado na base da antena, pode ser com alimentação direta através do cabo coaxial ou através de uma bobina de acoplamento que é colocada em série entre o cabo coaxial e o elemento irradiante.

O acoplamento com bobina em série não é um método para iniciantes, pois é preciso ajustar o ponto correto na bobina onde será feita a derivação, às vezes é preciso esticar ou comprimir a bobina para ajustar o R.O.E., por isso, preferi o método mais simples, onde o ajuste de R.O.E. é feito aumentando o tamanho do elemento irradiador.

Ao contrário de muitos modelos de antenas, a antena de 5/8 de onda é um pouco mais trabalhosa para fazer os ajustes, por isso é deixada para que os mais experientes se divirtam fazendo suas montagens.

Parece não haver explicação para ter tanto trabalho para montar uma antena se existem modelos bem mais práticos de serem montados, mas a resposta é simples: “todo rádio maníaco” gosta de ficar fazendo experiências com rádios e antenas, isso parece uma doença que às vezes se pensa que foi curada, mas logo os sintomas voltam.

Por outro lado, experiências comprovaram que uma antena de 5/8 de onda montada a 40 centímetros do solo tem ganho de 1,5 dBd maior que uma antena dipolo aberto também a 40 centímetros do solo.

A antena de 5/8 de onda também pode ser preferida no caso do objetivo ser o de obter um ângulo de radiação mais baixo, uma antena de meia onda o ângulo é de 20 graus, no caso de 5/8 de onda o ângulo é de 16 graus, essa característica faz com que a antena 5/8 de onda seja ótima para longas distâncias e péssima para QSO local.

O formato de uma antena de 5/8 de onda é mostrado na imagem abaixo, e serve referência para utilizar os resultados obtido no cáculo das medidas,disponibilizado logo abaixo.

Sabe qual a frequência do seu transmissor? Então pode  calcular o tamanho da antena de 5/8 de onda, simplesmente digite a frequência e siga o layout da imagem acima, caso fique com R.O.E. alto, faça ajustes aumentando ou diminuindo gradativamente a medida do elemento irradiador, a antena irá ficar com o aspecto da imagem acima.

Para calcular o tamanho de uma antena de 5/8 de onda digite a frequência em MHz e clique em calcular.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.