O Que é Rádiofrequência

Depois da invenção do rádio no final do século XIX a população passou a ter certa dependência da radiofrequência, e atualmente se houver alguma catástrofe que impeça a comunicação através das ondas de rádio, é certo que haverá um caos na área da comunicação.

Muitos usam e nem sabem que precisam muito da radiofrequência, outros usam e tem consciência que precisam da radiofrequência, pode até ter ficado meio esquisito, mas o slogan desse site define bem a nossa dependência da radiofrequência: “Todo Mundo Precisa, Todo Mundo Usa”.

Radiofrequência é a faixa de frequências no intervalo de mais ou menos 3 kHz a 300 GHz, as frequências nesse intervalo correspondem a frequências das ondas de rádio.

Frequências de ondas de rádio são oscilações eletromagnéticas baseadas em componentes eletrônicos, é raro, mas também podem existir oscilações mecânicas.

As correntes elétricas que oscilam nas frequências das ondas de rádio possuem propriedades que não são encontradas nas correntes contínuas ou nas correntes alternadas de baixas frequências.

A corrente na frequência de ondas de rádio pode irradiar energia para fora do condutor através das ondas eletromagnéticas, esta é a base da tecnologia da rádio transmissão.

As ondas eletromagnéticas não penetram nos condutores elétricos e acabam fluindo ao longo da superfície, essa característica é conhecida como efeito skin.

As correntes das ondas eletromagnéticas podem ionizar o ar facilmente, criando um caminho condutor no próprio ar, essa propriedade é explorada pelas altas frequências usadas em soldas de arco que utilizam correntes em frequências bem mais altas do que a fornecida por sua fonte de alimentação.

Quando as ondas eletromagnéticas são conduzidas por um cabo elétrico comum, a corrente tem tendência a refletir nas extremidades do cabo e retornar pelo cabo em direção à fonte geradora causando um efeito chamado de ondas estacionárias.

Esse efeito pode ser devastador para a fonte geradora, mas pode ser evitado usando cabos especiais chamados de linhas de transmissão.

Entre as diversas modalidades de transmissão está a radiodifusão que é apenas a transmissão de rádio através de estações transmissoras comerciais, ficando a recepção por conta daqueles que possuem equipamento para captar os programas, músicas e os sons emitidos.

Em 1922 por ocasião do Centenário da Independência do Brasil foi inaugurada a radiodifusão brasileira, com a primeira transmissão realizada no Rio de Janeiro.

Atualmente, percebe-se que a radiodifusão foi apenas o começo, é praticamente impossível olhar ao nosso redor e não ver alguma coisa que tenha a ver com ondas de rádio.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.