Ibytes Web Site

40 e 80 Metros em AM

Como Escutar Radioamador dos 40 e dos 80 Metros e Ondas Curtas Num Rádio AM Comum Sem Alterar Nada é o título da publicação de hoje no Canal Ibytes Brasil.

Vídeo completo e cheio de detalhes, é só conferir.

Segue parte da transcrição do vídeo:

Um dos tipos de lazer de muitas pessoas é escutar comunicações de estações distantes, isso inclui rádio amadores e estações comerciais.

Esse tipo de hobby pode ser caro e deixa muitos que gostariam de passar o tempo fora da maravilha que é matar a curiosidade e adquirir conhecimento.

Então, uma alternativa muito barata é fazer um receptor usando um rádio AM comum, e para isso vamos criar um oscilador para fazer a recepção pelo batimento de frequência.

Se isso lhe interessa, vem comigo.

Olá pessoal, meu nome é Pedro e esse é o canal Ibytes Brasil.

Minhas cordiais saudações para você que está acessando esse vídeo, espero que goste e que seja útil, se quiser deixar seu like ou compartilhar, você vai estar ajudando na divulgação do canal.

A ideia nesse vídeo é fazer um conversor simples que permite receber frequências mais altas num rádio comum de AM com a mesma qualidade de um rádio comum, e sem mexer em nada nesse rádio de AM.

Nesse projeto, vamos fazer para a faixa do HF, que vai de 3 a 8 MHz, nesta faixa de frequências estão estações de rádio amador e as estações comerciais de ondas curtas.

Também podem ser encontradas escutas clandestinas que podem irradiar sinais a uma distância considerável, por isso, além de um hobby, pode ser uma grande ferramenta no rastreio de escutas que utilizem a faixa do HF.

O circuito é simples e sensível, o mais difícil pode ser uma boa antena externa, mas pode ser um dipolo com 20 metros, nada que dois pedaços de fio comum não resolvam, e claro, também precisa de um pedaço de cabo coaxial para descida do sinal da antena.

Como para chegar a um largura de banda bem grande fica complicado, nessa primeira montagem vamos fazer para a faixa de rádio amador dos 80 metros e dos 40 metros e faixa das ondas curtas.

Se esse vídeo for bem aceito, depois farei um para escutar a zuera que acontece no PX, a chamada faixa do cidadão.

Falando do circuito que vou apresentar aqui, posso afirmar que não há dificuldades em conseguir os componentes nem executar a montagem.

A conversão do sinal sintonizado é do mesmo tipo que é encontrada em qualquer receptor super-heteródino comprado em uma loja: o batimento.

Funciona assim:

Se dois sinais de frequências diferentes são misturados, o resultado é mais dois sinais de frequências diferentes.

E esses dois sinais são a soma e a diferença dos sinais combinados.

Isso significa que para receber um sinal de 3.5 MHz num rádio de AM, nas chamadas ondas médias, e próximo dos 600 KHz, basta gerar um sinal com frequência de 4.1 MHz.

O sinal de 4.1 MHz quando é misturado a um sinal de 3.5 MHz gera outro sinal de 7.6 MHz, nesse caso um rádio comum de ondas curtas pode captar esse sinal, mas o desejado nesse projeto é a diferença dos sinais para captar num rádio AM.

O projeto em si, tem um custo irrisório, é apenas um oscilador de radiofrequência comum, onde a frequência deve ser ajustada para que a diferença entre a estação sintonizada e o sinal de radiofrequência gerado seja de 500 KHz a 1.700 KHz.

Então, a arte de escutar estações consiste em gerar um sinal, e no rádio AM procurar a diferença entre o sinal da estação sintonizada e o sinal do conversor, e essa diferença deve ser de 500 a 1700 KHz, senão o rádio AM não captura.

O sinal gerado no conversor deve ser de baixa potência, afinal, não é desejada nenhuma interferência, e o que a gente quer é receber sinais e não transmitir sinais.

Os melhores resultados são obtidos usando um rádio de AM em boas condições de funcionamento.

Usando uma antena externa e o receptor de AM deve estar sintonizado numa frequência livre.

Depois da montagem e ajustes, o conversor deve ficar abrigado numa caixa metálica para evitar que ao aproximar as mãos ou objetos metálicos a frequência sintonizada fuja.

Bom, agora vou mostrar o esquema, o grau de complexidade é mega difícil de errar a montagem.

Continua no vídeo…….

 

Acesse e conheça O Canal Ibytes no Youtube
Acesse o Canal Ibytes no Youtube