Ibytes Web Site

Potência ou Corrente?

Potência elétrica é a quantidade de energia elétrica que é consumida por um aparelho ou circuito por segundo.

A potência é medida em watt W, ela nos dá ideia do gasto de energia de um aparelho.

Uma lâmpada de 100 watts gasta mais energia elétrica que uma lâmpada de 60 watts, fica fácil de perceber que uma lâmpada de 100 watts além de gastar mais energia também aquece bem mais do que a lâmpada de 60 watts.

Existe muita dificuldade para muitas pessoas no que diz respeito ao saber quanto é a potência elétrica de um aparelho elétrico ou eletrônico, mas é muito simples descobrir a potência de qualquer aparelho, basta multiplicar a tensão que ele funciona pela corrente elétrica que passa pelo aparelho (ou qualquer carga) a fórmula é a seguinte: P = V x I .

Note que a fórmula diz que a potência é igual a tensão multiplicada pela corrente, para praticar um pouquinho, faça os seguintes cálculos:

O valor da corrente que circula por um determinado condutor ou circuito completo é obtido utilizando a seguinte fórmula: I = P / V , no exemplo acima, no caso da lâmpada de 100 watts temos: I = 100 / 220 = 0,454 .

Através do cálculo descobrimos que numa lâmpada de 100 watts ligada numa rede de tensão de 220 volts circula 0,454 A (quatrocentos e cinquenta e quatro miliampères).

No caso da lâmpada de 60 watts temos: I = 60 / 220 = 0,272 , com a mesma fórmula descobrimos que numa lâmpada de 60 watts ligada numa rede de tensão de 220 volts circula 0,272 A (duzentos e setenta e dois miliampères).

Agora vamos descobrir a corrente de uma lâmpada de 250 watts ligada numa rede de tensão de 220 volts: I = 250 / 220 = 1,13 (1 ampère mais treze miliampéres).

Nos três exemplos a mesma fórmula e a mesma tensão, três potências diferentes e obtidos três resultados diferentes, o detalhe é que dois resultados foram menores que um, por isso o zero, depois a vírgula e demais números.

Vamos descobrir a potência de uma lâmpada cuja corrente seja 0,600 A (seiscentos miliampères) ligada a uma rede de tensão de 220 volts, já que a fórmula diz que P = V x I , então temos : P = 220 x 0,600 = 132 .

Para descobrir qual a potência de uma lâmpada cuja corrente seja 1 ampère, e esta lâmpada ligada a uma rede de tensão de 110 volts: P = 110 x 1 = 110 , o resultado obtido foi 110 watts, mas notou que o valor do ampère foi exatamente 1 inteiro?.

Nos exemplos anteriores foram valores menores que 1, lembro desse detalhe devido a fórmula que diz que a potência é igual a tensão multiplicada pela corrente em ampères, portanto, a metade de 1 ampère é 0,500 A, ou 500 mA, mas a fórmula exige o valor em ampère.

Chato esse negócio de fazer cálculos não é? Eu também não gostava, mas remédio nem sempre a gente gosta e tem que tomar ou continua doente, com cálculos, ou se aprende ou fica sem saber, então mais um exemplo para terminar.

Para descobrir a tensão aplicada a um circuito basta dividir a potência pela corrente, cuja fórmula é: V = P / I .

Você mediu a corrente que circula pelo cabo de força que alimenta seu computador e periféricos, a medida obtida foi 3,7 A, ou seja, 3 ampères inteiros e mais setecentos miliampères, seu multímetro estragou a seção que mede tensão, e agora? Como você descobre o valor da tensão que alimenta seu computador e periféricos?

Muitos participantes de cursos dizem ser impossível calcular a tensão sem saber a potência, e de certa forma estão certos, mas em cada equipamento vem especificada a potência: a fonte da CPU 400 watts, o monitor 250 watts, a impressora 150 watts, as caixas de som 20 watts, fazem um total de 820 watts.

A fórmula diz que a tensão é igual a potência dividida pela corrente, então temos: V = 820 / 3,7 = 221, o resultado deixa claro que a tensão que alimenta os equipamentos é 220 volts.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.