Ibytes Web Site

Os Níveis Lógicos

O que são esses tais de níveis lógicos é a dúvida que muitas vezes insiste em estar presente em muitas situações, para esclarecer, vamos partir do fato de que nos circuitos digitais são encontradas apenas duas condições possíveis: ou existe a presença do sinal ou não existe sinal algum, e é bom ter isso em mente porque ajuda a definir alguns pontos importantes que ajudam no entendimento.

Nos circuitos digitais a presença de uma tensão será indicada como 1 ou HI, na linguagem popular, nível alto, enquanto que a ausência de uma tensão será indicada por 0 ou LO, no popular, nível baixo.

O nível baixo será sempre uma tensão nula, ou total ausência de sinal num ponto do circuito, nessa condição é indicado como 0 (zero), LOW (baixo).

No caso do nível lógico alto, mas o nível lógico alto pode variar de acordo com o circuito, a indicação do nível lógico alto é feita por 1 ou HI.

Nos computadores de mesa a tensão de alimentação de todos os circuitos lógicos é 5 volts, nesse caso, o nível 1 ou HI de seus circuitos será sempre uma tensão de 5 volts.

Nos notebooks a tensão de alimentação é menor, e é 3,2 volts, portanto, o nível lógico nos circuitos de notebooks é 3,2 volts, note que o nível 1 ou HI sempre será correspondente a tensão de alimentação do circuito digital.

No caso dos exemplos acima, a tecnologia empegada é a que usa componentes TTL, mas também existem os circuitos digitais que empregam componentes de tecnologia CMOS e que são alimentados tipicamente por tensões entre 3 e 15 volts.

No caso da tecnologia CMOS, o nível lógico 1 ou HI (alto) pode ter qualquer tensão entre 3 e 15 volts, dependendo apenas da tensão de alimentação usada.

Mas é bom que fique claro que a ideia de associar a presença de tensão ao nível 1 e a ausência ao nível 0, é mera questão de acordo.

Nada impede que seja adotado um critério inverso e os circuitos sejam projetados para funcionar de forma invertida, e eles funcionarão perfeitamente.

O que de fato é real é que quando dizemos que o nível é alto (1) associamos a presença de tensão e ao nível baixo associamos a ausência de tensão (0), e estamos falando do que se chama lógica positiva, se associarmos o nível baixo ou 0 a ausência de tensão, estaremos falando de uma lógica negativa.

Você pode estar pensando que é uma baita confusão, então para não dificultar o entendimento, a partir daqui os textos tratarão apenas da lógica positiva, o mesmo acontecerá com os circuitos que serão citados como exemplos.

Agora que ficou mais fácil, então em nossa lógica, é possível associar os seguintes estados de um circuito aos valores 0 e 1: 0 volt, falso, desligado, nível baixo (LO).

Nível alto (HI) de acordo com a tensão do circuito, verdadeiro, ligado.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.