Manipulação de Decibeis

De Rony Cleber Pacheco dos Santos
Assunto: Manipulação de Decibeis

Primeiramente parabéns pelo site.

Sou estudante de Eletrotecnica e estamos analisando a possibilidade de projetar um prototipo de audiometro para utilização em escolas para realizar testes de audiometria em crianças, esse projeto é apenas um prototipo que serviria apenas para identificar uma dificuldade de audição em uma criança e logo encaminha-la a um medico para exames mais detalhados.

Então em pesquisas na internet encontrei o seu site, então creio que você possa me ajudar em algumas questões:

1) Os testes de audiometria são realizados nas seguintes faixas de frequencia: 250Hz, 500Hz, 1000Hz, 2000Hz, 3000Hz, 4000Hz, 6000Hz e 8000Hz .

2) o nivel sonoro dos testes vão de 0dB a 120dB.

3) Exemplo de um testes: O teste inicia em 0dB a uma frequencia de 250Hz, caso o paciente não ouça o nivel sonoro é aumentado para 10dB e assim sucessivamente ate que o mesmo possa ouvir essa faixa de Frequencia. E o testes reinicia na proxima faixa de frequencia que é de 500Hz….

4) A minha principal dificuldade é como gerar esses niveis sonoros, da onde que surge os decibeis? como que eu poderia criar diferentes niveis sonoros para uma mesma frequencia?

Pode me ajudar?

Obrigado, Rony

Resposta:

Para gerar sinais sonoros com níveis controlados podem ser feitos simples geradores de sinais de áudio, são osciladores que oscilam nas frequências audíveis.

O decibel nada mais é do que uma expressão da relação entre dois sinais, os sinais podem ser tensões, correntes ou níveis de potencia.

Como se percebe, a unidade é utilizada para medir a diferença entre dois sinais, ou seja, comparar a diferença.

Então você não vai poder aplicar 10 dB no paciente, pois o dB é a diferença entre o que você aplica e o que o paciente escuta, você poderá gerar um sinal de uma intensidade pré definida, digamos que seja 1 volt pico a pico na frequência que desejar e terá que descobrir se o paciente percebe esse sinal com a mesma intensidade de 1 volt, se ele tiver deficiência, deverá aumentar a intensidade do sinal até ele perceber o sinal, e então calcular a diferença entre o sinal, digamos que sua referência seja 0 (zero) volt e o paciente só escuta quanto o equipamento gerar sinal com intensidade sonora de 5 volts.

Vou deixar um exemplo, supondo que você não irá trabalhar com potência sonora não superior a 10 watts.

dB = 10 LOG { P1/P2 }

Onde :

dB é o decibel equivalente da relação P1/P2
P1 e P2 são os níveis do sinal ou potência
LOG se refere ao logaritimo de base 10

Se um sinal de 10 volts (P2) for aplicado a um par de fios de 50 metros haverá uma perda, e no final da do par de fios a medição indica 7 volts (P1), como se faz para saber qual é a perda perda em decibéis ?

Para chegar ao resultado temos:

dB = 10 LOG ( P1/P2 )
dB = 10 LOG ( 7/10 )
db = 10 LOG ( 0.7 ) = (10)(-0.155) =
-1.55 dB

No caso, há uma perda de sinal de 1.55 dB.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.