Sem Pânico Para Idosos (P2)

Este link é a continuação do link referente ao projeto Sem Pânico Para Idosos parte I

Todas as pessoas mais velhas estão sujeitas a problemas graves provocadas por quedas, e ficando imobilizadas acabam ficando chatas e tiram a paciência de quem cuida deles.

Quem cuida de um idoso não tem uma noção do que o idoso deseja, se é remédio, água, comida, ou se ele fez suas necessidades fisiológicas, por isso o projeto do transmissor prevê quatro botões, uma para cada tipo de aviso.

Argumentos para usar um dispositivo como o Sem Pânico Para Idosos não faltam, mas o principal com certeza é que vai evitar que idosos tenham complicações causadas por quedas, pois o dispositivo proposto evita que quem não pode ser levantar, nem faça a tentativa.

Entre os cuidados básicos estão a alimentação e os cuidados com a higiene, e isso alguém da família pode fazer sem prejudicar muito seus afazeres domésticos, desde que, seja avisado que o idoso precisa de algo, enquanto o idoso não “chama”, os demais afazeres podem ser feitos normalmente.

No link é apresentado o circuito transmissor do projeto Sem Pânico Para Idosos, nesse link, é apresentado o circuito receptor.

O módulo receptor de 433 MHz utilizado nesse projeto é um módulo MX-FS-03V, ele recebe o sinal de rádio frequência modulado com os sinais codificados e o CI faz a decodificação e vai executar a função de acordo com o botão pressionado no transmissor.

O componente que podemos chamar de principal é o circuito integrado HT12D, é ele quem faz a decodificação dos sinais enviados pelo transmissor e recebidos pelo módulo de rádio frequência.

As quatro saídas do CI HT12D são independentes entre si, e é retirado sinal para ser aplicado em quatro foto acopladores do tipo 4N26, que funcionam também de forma independente.

Três canais polarizam a base de Q2 que faz parte de um oscilador de relaxação, para obter sons diferentes, R9, R13 e R12 devem ser de valores diferentes.

Um dos canais foi reservado para acionar um relê de 12 volts, no projeto de teste foi usada uma sirene de 12 volts, observe que a ligação do CI foto acoplador dessa saída é diferente das outras três.

O detalhe é que nessa saída onde é usado o relê não é pretendida a inversão do sinal, enquanto que nas outras três saídas é justamente a inversão do sinal que interessa.

A alimentação é feita com 12 volts para obter um volume sonoro de mais menos 1 watt, um regulador do tipo 7805 regula a tensão do módulo receptor de 433 MHz e do CI HT12D.

Dos demais componentes convém lembrar dos transistores e do diodo que tem polaridade certa para serem ligados, bem como a pinagem do CI 4N26.

Os resistores são todos de 1/8 de watt e os capacitores para 25 volts ou mais, lembrando que C2 tem polaridade certa para ser ligado no circuito.

O esquema eletrônico é mostrado na imagem abaixo.

E as duas partes do projeto, ou seja, transmissor e receptor funcionando podem ser vistos no vídeo abaixo.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.