Wireless: A Definição

Uma conexão wireless é qualquer forma de conexão entre um sistema transmissor e um ou mais sistemas receptores que não requeiram o uso de fios, para tanto são utilizadas frequências de rádio ou sinais luminosos, geralmente na faixa do infravermelho.

Os sistemas que se conectam sem fio utilizam como meio de transmissão o ar ou o vácuo, são sistemas de comunicação que permitem o tráfego de voz, tráfego de dados, ou o tráfego de voz e de dados simultaneamente.

Em um sistema de comunicação sem fio que utilize as ondas de rádio a informação a ser transmitida é modulada em uma portadora.

Ou seja, ela é posicionada no espectro de frequências de modo que o mesmo meio físico possa trafegar informação de vários transmissores, desde que estes estejam utilizando uma faixa de freqüência que não esteja ocupada.

Por meio da modulação é possível fazer o deslocamento do espectro da informação para outra região não ocupada.

Na potência das ondas de rádio, o valor de atenuação é bem elevado se for comparado com um meio de transmissão como fios de cobre.

Isto limita o alcance de um transmissor, por outro lado evita a interferência entre transmissores que operem na mesma faixa de frequências.

Mas nem tudo é tão perfeito, existe uma elevada taxas de erros, a taxa de erros média em um canal de comunicação com fios é desprezível.

Mas em canais wireless, a taxa de erros é bem maior, e esta taxa elevada exige que dispositivos de comunicação wireless possuam sistemas que detectem e façam as correções dos erros.

Como o meio físico é compartilhado por todos os transmissores existe o problema da interferência quando estes possuírem potência suficiente, e estiverem operando na mesma região do espectro.

Para evitar este tipo de problema a utilização do espectro é regulamentada por agências governamentais.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.