2.4 GHz Já Está Poluído

A transmissão de dados wireless no Brasil vem aumentando numa velocidade espantosa ocupando toda a freqüência de 2.4 Ghz, e isto está causando uma poluição de radiofrequência, seja por ruído ou por batimento de freqüência.

Qualquer pessoa que utilize o sistema de transmissão de dados wireless está verdade utilizando um sistema de rádio, onde as estações trocam informações entre si através de sinais eletromagnéticos que são captados e transmitidos no espaço, e todas as pessoas que utilizam qualquer tipo de transmissão deveriam saber que o pior e o maior inimigo deste tipo sistema é a poluição de radiofrequência.

A respeito do ruído ou batimento de freqüência é um tanto difícil explicar, mas de maneira simples pode ser dito que várias estações utilizam a mesma freqüência, claro que dependendo do alcance da estação, uma estação pode uma interferir na outra, e com várias estações ao mesmo utilizando frequências muito próximas, acabam causando batimentos de freqüência, e tanto o batimento de freqüência quanto ao ruído gerado pela ocupação das frequências acaba causando problemas nas transmissões de dados.

Se me perguntar se o batimento de freqüência ou o ruído causam problemas na sintonia, a resposta é “depende” de muitos fatores, pois o ruído e o batimento não interferem na sintonia da estação em si, mesmo fazendo uma sintonia de um sinal com ruídos ou batimentos a sintonia é feita, o problema é que depois da sintonia é necessário que o sistema separe o sinal desejado do ruído ou batimento, por isso é que é necessário que o sinal captado seja forte a ponto de sobrepor qualquer ruído ou batimento.

Se o sinal sintonizado for fraco e próximo do nível do ruído, com certeza haverá dificuldade na transmissão e na recepção de dados, na sintonia do canal não haverá problema muito sério, mas o ruído irá interferir significativamente no sinal de rádio freqüência causando atrasos no envio e no recebimento de dados, obviamente que devido ao sistema ficar tentando separar o sinal desejado do sinal espúrio.

Quem tem sua origem ou ainda pratica na faixa do cidadão (px) ou rádio amadorismo, sabe muito bem o que é batimento de freqüência, mesmo assim, como não são todos que trilharam os caminhos da rádio transmissão, é bom deixar bem claro que o batimento de freqüência acontece quando duas estações transmitem na mesma freqüência, e numa situação dessas, as estações que captam os sinais com intensidades bem próximas tem dificuldades em separar os dados, claro que uma das estações será a mais forte, seja por estar transmitindo com mais potência ou por estar mais próxima da estação que capta o sinal.

O ruído é uma conseqüência dos batimentos de freqüência e por diversas estações que operam em frequências muito próximas, assim, as estações que utilizam mais potência acabam por transmitir seus sinais a distâncias maiores, ao mesmo tempo acabam poluindo aquela faixa de frequências, isso de fato já está acontecendo em algumas cidades do Brasil.

Para evitar uma poluição maior na faixa de 2.4 é preciso que e faixa seja utilizada com mais cuidados e também com potencias menores, atualmente (08/2008) a ANATEL autoriza até 400 mW de potência, e existem relatos que utilizando potencia de 400 mW o sinal tem alcance perto dos 30 quilômetros, é obvio que um alcance assim não é motivado apenas pela potência de transmissão.

Bons alcances de transmissão são conseguidos com equipamentos de boa qualidade, com casamento perfeito entre antena e o transmissor, aliás, para muitos, o que vale mesmo é um roteador de potência o maior possível, quanto maior a quantidade de dBi melhor, mas esses que pensam assim, esquecem que um cabo coaxial de boa qualidade pode fazer com que o sinal irradiado cheque ao dobro da distância, além, é claro, de uma antena “cortada” para a freqüência de operação.

A realidade é que um casamento perfeito entre o rádio, placa wireles, ou roteador wireless e a antena, além de ser uma necessidade para que o equipamento tenha durabilidade, é de suma importância para obter o maior alcance possível dos sinais transmitidos.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.