Antena Direcional 5 Elementos


Esse texto trata da montagem de antena direcional de 5 elementos para a faixa dos 27 MHz.

Quem é aficionado da faixa do cidadão sempre está mexendo em alguma coisa para melhorar a transmissão e aproveitar as aberturas de propagação e manter contatos, muitas vezes até improváveis.

Com um rádio de boa qualidade e alguns watts aplicados à uma boa antena e com propagação aberta é possível manter contatos até com rádio operadores de outros continentes.

Se não bastasse o valor do equipamento, existem outros itens que fazem parte da estação, além da fonte, do cafezinho para oferecer aos amigos, a antena é um item essencial.

A antena precisa ser tão boa quanto o rádio e a fonte, o problema é a escolha da antena e como deve ser feita a antena.

Apesar de eu não estar mais operando na faixa dos 11 metros, ainda “corto antenas” de vez em quando.

Um dos modelos que tem sido bastante utilizado é a antena direcional de 5 elementos com gama match.

Para quem quiser experimentar esse tipo de antena, deixo o esquema na imagem mostrada abaixo.

Esse tipo de antena tem desempenho muito bom e tem ganho de aproximadamente 9 dB, característica de baixo R.O.E. e é muito fácil de executar a montagem, e melhor, bem barata se comparar com uma antena comprada nas casas “especializadas” em antenas.

As medidas são para 27.405 KHz, que é o canal 40 da faixa do cidade, portanto, com essas medidas o ganho será maior no canal 40, cairá um pouco no canal 1 e cairá um pouco no canal 80.

A medida que o ganho diminui, o R.O.E. aumenta um pouco, por isso foi previsto que ajustes podem ser feitos para aumentar o ganho num determinado canal e consequentemente manter o R.O.E. bem baixo.

O elemento morto (eu dei esse nome para facilitar o modo de explicar) tem 52 centímetros, é um tubo de 15 milímetros e deve ser fixado elemento ativo.

O elemento vivo deve ter 25 centímetros de comprimento com diâmetro de 1 centímetro (10 mm), ele deve ser ligado no fio vivo do cabo coaxial (que é a descida da antena).

Não confunda elemento vivo, com elemento ativo, são coisas muito diferentes, em caso de dúvida, olhe o desenho da antena.

Ainda sobre o elemento morto, por dentro dele deve ser instalado algum tipo de isolante, pois o elemento vivo deve ser instalado de forma que fique por dentro do elemento elemento morto, sem fazer contato elétrico, mas com possibilidade de movimentar, se for preciso.

Note com as medidas sugeridas, o isolamento interno do elemento morto pode ser feito com anéis de cano de água de 20 mm, ou seja, material fácil de obter.

Esse tipo de arranjo nada mais é do que um capacitor com alta tensão de isolamento e torna possível alterar o valor do capacitor movimentando o elemento morto sobre o elemento vivo para obter o melhor casamento de impedância e assim obter o melhor rendimento da antena, legal não é?

Por isso, só fixe em definitivo o elemento morto com o elemento fixador/separador depois de ter feito os ajustes, isso para evitar ter que fazer um monte de furos no alumínio.

Na verdade, esse é o único ajuste que deve ser feito nesse tipo de antena, no mais é só seguir as medidas indicadas.

Frequência central de sintonia da antena: 27.405 KHz.
Elemento morto = 52 centímetros com diâmetro de 15 milímetros.
Elemento vivo = 25 centímetros de comprimento com diâmetro de 10 mm.
Elemento refletor = 544 centímetros de comprimento com 15 mm de diâmetro.
Elemento ativo = 472 centímetros de comprimento com 15 mm de diâmetro.
Primeiro diretor = 455 centímetros de comprimento com 15 mm de diâmetro.
Segundo diretor = 455 centímetros de comprimento com 15 mm de diâmetro.
Terceiro diretor = 455 centímetros de comprimento com 15 mm de diâmetro
Distância entre o elemento morto e o elemento ativo = 7 centímetros.

Espaço entre o elemento refletor e o elemento ativo = 166 centímetros.
Espaço entre o elemento ativo e o primeiro diretor = 111 centímetros.
Espaço entre o primeiro diretor e o segundo diretor = 111 centímetros.
Espaço entre o segundo diretor e o terceiro diretor = 111 centímetros.
Tamanho da gôndola = 505 centímetros com com 32 mm de diâmetro (1 polegada e ¼ ).

Ajustes da antena

Para uma boa sintonia da antena é necessário que a antena esteja pelo menos 5 metros longe de qualquer obstáculo, isso quer dizer que material metálico, paredes e árvores atrapalham no ajuste da antena.

A antena deve ser colocada (fixada) a pelos menos 5 metros do nível do solo de forma que os ajustes possam ser feitos com a antena pré-instalada.

No caso do rádio não ter medidor de R.O.E., instale um medidor de R.O.E. entre o rádio e a antena, e faça as medições.

Escute se não tem ninguém usando o canal, se o canal estiver ocupado, desça ou suba um canal e comece pela sintonia central, (canal 40, 39, 41), depois meça no canal 1 e depois meça no canal 80, compare as medidas, ajuste para o menor R.O.E. no canal que você mais usa.

Para ajustar o R.O.E. deslize o elemento morto sobre o elemento vivo, não fique com o PTT apertado durante todo o procedimento, pressione o PTT apenas o suficiente para visualizar o valor da R.O.E.

Esta antena é o resultado de muita experiência prática durante anos de faixa do cidadão, espero que faça bom proveito.