Porque Constante 142,5

Do mesmo modo que quando materiais do mesmo formato são tocados pelo mesmo objeto emitem sons com o mesmo tom, os condutores do mesmo formato captam com muito mais facilidade ondas eletromagnéticas cujas características correspondam aos seus formatos e dimensões.

Sabendo disso podemos montar um elemento condutor especialmente feito para captar exatamente a freqüência desejada, e esse elemento que é feito para captar ondas eletromagnéticas é chamado de antena.

Isso acontece porque a cada freqüência leva-se em conta a velocidade de propagação da onda no vácuo, mas não é só isso, cada freqüência tem um tamanho de onda, a velocidade de deslocamento no ar é de mais ou menos 300,000 km por segundo para qualquer freqüência.

Uma característica muito importante é que o tamanho da onda de cada freqüência é diferente, e esse detalhe acaba fazendo com que as freqüências mais baixas parecem ser mais lentas, o que de fato não são, é que o tempo é maior para percorrer a onda que tem tamanho maior.

Existem diversos comprimentos de onda para diversos sistemas de comunicação, para fazer um cálculo simples para saber o tamanho de onda de uma freqüência, basta pegar a constante que é 142,5 e dividir pela freqüência e multiplicar o resultado da divisão por 2 e temos como resultado o tamanho da onda.

Note que ao dividir a constante pela freqüência, o resultado obtido é o tamanho do elemento da antena, no caso de meia onda, não é curiosidade, é matemática e lógica, um elemento do tamanho obtido com o resultado do cálculo “ressona” na freqüência utilizada como base para fazer o cálculo.

Por resultados obtidos em estudos científicos ficou convencionado que a velocidade das ondas eletromagnéticas no vácuo é de 300,000 km por segundo, a onda completa é de um ciclo completo, a onda da freqüência tem duas fases e a antena tem dois pólos, então se deve trabalhar com o valor da metade da velocidade da onda no vácuo, que é 150.

Mas como todo elemento condutor tem uma resistência, mesmo que mínima, no cobre essa resistência é algo em torno de 0,6%, então foi convencionado que a constante seria 142,5.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.