Rastrear Computador

Localizar um computador perdido, roubado ou esquecido em algum lugar pode ser uma tarefa nada fácil, no caso do esquecimento alguém pode devolver, mas com computador perdido ou roubado a conversa toma outro rumo.

Computadores portáteis se tornaram ferramentas indispensáveis, o fato de ser fácil de poder ser levado para qualquer lugar é um avanço, mas nem tudo são flores, existe o risco de perder o equipamento, seja em situação de roubo, extravio ou esquecimento.

Para recuperar o equipamento é preciso saber onde ele está, muitas vezes não é o custo do equipamento, e sim os dados que estão gravados no disco rígido que importam.

Nos dias atuais são tantas senhas que há quem crie um arquivo só com as senhas que são usadas em todos os lugares, e pior do que isso é deixar esse arquivo sem uma senha de proteção.

A julgar por mim, acho que todos tomam seus cuidados, mas há momentos em que a agitação e os problemas tomam o lugar da preocupação com o aparelho e uma pequena distração pode ser o suficiente.

Além dos cuidados normais, e se a prevenção foi baseada na instalação de um serviço de localização de computadores, existe uma boa chance de recuperar o equipamento e até prender o sujeito que se apropriou de algo que não é dele.

Dentre vários aplicativos que existem, gosto e uso o Prey Project, é um aplicativo de código aberto que permite rastrear o computador em caso de perda, roubo ou extravio.

O programa pode ser instalado no Windows, Linux, Mac e Android, a localização do equipamento é feita a partir de um serviço na internet, o usuário deve estar cadastrado antes de começar a usar o aplicativo.

O instalador do Prey Project pode ser baixado no site do fabricante, escolha a opção de download que corresponda ao sistema operacional do computador que será rastreado.

Se não se cadastrou antes, durante o processo de instalação será necessário criar um nome de usuário para acessar o painel de monitoramento, esse mesmo usuário poderá ser adicionado em outras duas instalações de computadores.

Ao terminar a instalação, o agente de rastreamento ficará ativo e irá enviar um e-mail com dados a cada 10 minutos ao painel de monitoramento, é bom saber que o tempo de envio da posição pode ser personalizado para cada tipo de equipamento.

Para acessar as configurações de usuário e verificar a situação dos computadores que estão sendo rastreados, basta acessar o site e fazer login no sistema, na página inicial ficam visíveis os nomes dos computadores monitorados, nesse painel podem ser definidas outras configurações ou notificar a perda.

proteger

Não basta apenas instalar o aplicativo, é preciso acessar o painel e alterar o status do dispositivo para desaparecido (missing), nessa mesma tela também pode ser definida a periodicidade de coleta de dados.

O bom dos notebooks é que a maioria tem webcam, e durante o processo de coleta o programa faz fotos com objetivo de registrar o rosto do usuário que está acessando o equipamento, essa imagem abaixo é do suposto ladrão que estava usando o notebook, :)

picture.medium (1)

O aplicativo também registra informações sobre as configurações da rede, dos programas em uso e arquivos alterados, tudo pode ser configurado, e diferente para cada computador monitorado.

Depois que for definido como perdido, o programa irá enviar para página de monitoramento o relatório contendo as informações que foram configuradas, as informações são suficientes para saber de onde é o acesso a internet, IP, dados da conexão, e outros dados de roteamento do acesso.

Também será enviada a localização usando serviço o Google Maps, mesmo sem hardware de GPS a precisão do rastreamento é impressionante, e todos os dados podem ser acessados através de um link que é enviado para a conta de e-mail cadastrada pelo usuário.

mapa_monitor

Nas configurações do aplicativo existem as opções de bloquear, avisar com mensagem na tela e até tocar uma sirene avisando o usuário que o equipamento não pertence a ele, acho que é útil, mas eu não uso essas opções.

Quem tem o mínimo de entendimento sabe que formatando o disco rígido uma nova instalação estará limpa, e os dados do disco rígido podem valer mais do que o computador.

Como sugestão, configure para receber os alertas e notifique a policia para tomar as devidas providências, enquanto o computador não for formatado, e desde que esteja conectado à internet, os alertas são enviados de acordo com as configurações, prefiro que seja feito sem alertar o “gatuno”.

Ibytes_pc_monitoramento

O objetivo é localizar o computador e para isso é preciso desestimular a formatação, o bom é deixar um usuário ativo e sem senha, pois é muito provável que quem estiver com o equipamento irá tentar usá-lo, e se o computador estiver bloqueado ou enchendo o saco com avisos e alertas, é bem possível que a formatação seja a opção daquele que se “apropriou de um computador” sem a devida autorização.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.