Impedância de Antenas

A impedância de uma antena é um valor de extrema importância em qualquer projeto que envolva a transmissão, pois a máxima transferência da potência de um circuito para o espaço é feito na forma de ondas eletromagnéticas, e só ocorre perfeitamente quando a impedância do circuito for igual à da impedância antena.

Se existirem diferenças de impedâncias, isso faz com que aconteçam reflexões de sinais, e que são perdidos pois são convertidos em calor.

A indústria de equipamentos de RF adotou como padrão de impedância 50 ohms, por isso a maioria dos fabricantes de chips e de antenas indica esse valor para seus produtos e em sua função são feitos os projetos.

A sigla de Relação de Ondas Estacionárias é ROE, em inglês é Voltage Stand Wave Ratio, com a sigla VSWR, o R.O.E. é usado como parâmetro para medir o casamento de uma antena com a saída de um transmissor, ou como dizem, uma fonte de sinal.

A Relação de Ondas Estacionárias é calculada medindo a tensão do sinal enviado e comparando com a tensão do sinal refletido.

Um casamento perfeito tem como resultado uma Relação de Ondas Estacionárias de 1:1 (um para um), o que quer dizer que toda a potência gerada é transferida para a antena e nenhuma potência é refletida.

Na prática não se consegue uma ROE de 1:1 numa antena, são aceitos valores que chegam a 2:1, esse valor de 2:1 (dois para um) significa que 88,9% da potência gerada é transferida para a antena, tem o mesmo significado dizer que existe uma perda de aproximadamente 11%.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.