Tinta Fotossensível?

Aprenda a fazer tinta fotossensível para ser usada na confecção de placas de circuito impresso e em tudo mais que desejar.

Uma das coisas que incomoda a gente é quando falta material para fazer placa de circuito impresso para fazer aquela antena no fim de semana ou por causa da crise.

Sabe como é técnico ou curioso, decide a qualquer momento e acaba descobrindo que falta alguma coisa, mas pior que faltar dinheiro é faltar um produto.

E muitas vezes até se tem dinheiro no bolso, mas não tem como adquirir o produto, é aí que entra o conhecimento e a curiosidade, é claro que as vezes não tem como substituir um produto ou material por outro, mas nem sempre.

Obviamente que existe tinta fotossensível para fins específicos, talvez o problema nem seja o alto preço, pois quem quer tem que pagar e pronto, o maior problema é encontrar o produto, na verdade, acho até que existe uma séria restrição a respeito da tinta foto sensível chegar ao público com preço acessível.

Já pensou se boa parte dos técnicos tivesse acesso a materiais que normalmente são difíceis de encontrar? Acredito que muitos aparelhos comerciais deixariam de ser vendidos nas lojas.

Pelo fato de não ter giro e dar pouco lucro (será?), os comerciantes não disponibilizam tintas foto sensível, e por ser escassa, quem tem, fura o olho de quem precisa fazer o quê não é? Eu também compro, se ninguém comprasse o preço talvez fosse mais acessível.

Enfim, reclamar não adianta, o jeito é encontrar soluções, e foi fazendo experiências com produtos que são utilizados na serigrafia que num dia em que a tinta fotossensível acabou e precisava terminar um circuito para entregar no final de semana.

E não é que usando técnicas parecidas com as que são usadas com a tinta fotossensível consegui fazer uma plaquinha de circuito impresso usando emulsão fotográfica e fotossensibilizante que são usados na serigrafia?

Depois disso fiz várias experiências e concluí que é funcional, mas para trilhas menores do que dois milímetros a revelação é mais complicada, mas no começo é assim mesmo.

Obviamente que a tinta foto sensível apropriada para fazer placas de circuito impresso é a melhor, mas por questão de economia, necessidade ou porque o que se tem em mente não exige trilhas muito finas, a tinta foto sensível feita com emulsão fotográfica serve perfeitamente.

Até porque, a economia é bem significativa, com R$ 30.00 dá para fazer 900 gramas de tinta fotossensível, no mercado especializado 900 gramas custa em torno de R$ 300.00, e se souber usar, o acabamento final é o mesmo, é uma questão de pegar prática.

Bom, talvez você nem tenha lido o texto inteiro e correu para o final do texto para saber como se faz, e a quantidade de cada coisa, então aí está: para cada 3 partes de emulsão fotográfica (azul) 1 parte de sensibilizante, claro que quem é do ramo serigráfico vai estranhar essa quantidade,  mas é isso mesmo.

Para saber como se faz, assista ao vídeo e se gostar marca “gostei” como incentivo.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.