Proteção Elétrica

Quanto tempo faz que não se fala que a bobina esquentou, que estragou ou que botando um pano molhado em cima dela logo o motor do carro volta a pegar.

Estou me referindo a bobinas que são usadas nos veículos mais antigos, entre os eletricistas automotivos é a bobina de indução para motores à explosão.

Na verdade, a bobina de indução é um transformador com circuito magnético aberto, numa montagem resistente e ao mesmo tempo compacta.

Na sua função original, a interrupção da corrente elétrica no primário é feita por um platinado num bloco chamado distribuição, o funcionamento é do tipo mecânico, abrindo e fechando um contato que gera pulsos sincronizados com a rotação do motor.

Os pulsos gerados são aplicados na bobina que por sua vez gera alta tensão que é levada até as velas de ignição para gerar faíscas dentro da câmara de combustão.

A bobina de indução é formada por um núcleo de ferro doce formado por lâminas finas superpostas e isoladas uma da outra.

Em torno do núcleo existem dois enrolamentos, um enrolamento secundário e um enrolamento primário, o enrolamento secundário é enrolado primeiro, ele é formado por uma grande quantidade de fio fino com mais de 100.000 espiras.

Nesse enrolamento é soldada uma lâmina fina de cobre que é enfiada entre as lâminas de ferro do núcleo de forma que o núcleo seja o terminal de alta tensão.

A outra extremidade do enrolamento secundário é soldada ao terminal onde começa o enrolamento primário que tem aproximadamente 200 espiras de fio grosso e ambos são ligados ao borne negativo da peça automotiva.

O outro terminal do primário é ligado ao borne + da bobina, observe a imagem abaixo, note que a bobina tem apenas três terminais que permitem o acesso às ligações externas.

_bobina_de_carro_full

O conjunto é colocado num tubo de alumínio que é conhecido como carcaça, e na parte interna o núcleo fica apoiado sobre uma peça de porcelana, assim o núcleo fica isolado da carcaça.

Atualmente essas bobinas estão sobrando em todo lugar, se tornou lixo, mas dá para aproveitar para uma série de montagens eletrônicas, e nesse projeto foi criado um circuito para gerar alta tensão para ser usada como cerca elétrica, não vou descrever como instalar a cerca elétrica, cada um deve ter as suas ideias.

Sobre cercas elétricas, instale os fios de proteção sempre acima de 2.20 mt, abaixo dessa medida é ilegal, embora os choques dados pelo circuito sugerido não causem a morte de quem levar o choque, a sensação é muito ruim, e quem for o infeliz a sentir a tremedeira vai exagerar.

O circuito eletrônico tem como base o nosso velho e conhecido CI 555 na configuração de oscilador, C1, R1 e VR1 determinam a frequência da tremedeira, aqui vale ressaltar que quanto mais alta a frequência maior será a tensão gerada, porém, frequências entre 50 e 100 Hz causam choques mais fracos mas causam efeitos mais assustadores porque há uma luta do corpo tentando sair do choque.

A alimentação é 12 volts, isso permite a utilização com uma bateria de carro evitando que algum engraçadinho venha a dizer que foi choque da rede elétrica.

C1 pode ser alterado se não for obtida uma frequência que dê “tremedeira”, como estou escrevendo para a seção de iniciantes, VR1 é um trimpot ou potenciômetro de 150 K, e na configuração sugerida, um dos terminais laterais não é utilizado.

Antes que digam que esqueci algo, o pino 5 do CI 555 não é utilizado nesse circuito, D1 protege o Q1 (TIP 31) dos picos de alta tensão que são gerados, dependendo da bobina pode ser necessário dissipador de calor.

Se a tensão for muito alta, R2 pode ser amentado para 2K2, mas não vá medir a tensão com seu multímetro, use uma chave de fenda com cabo bem isolado, aproxime lentamente e observe a distância, para cada mil volts é 1 cm de distância.

_ibytes_esquema_cerca

Não foi previsto chave para ligar e desligar, na instalação definitiva providencie a chave, o layout de circuito impresso sugerido é mostrado na imagem abaixo, o tamanho da placa de circuito impresso é de 6 x 6 cm, o desenho está maior devido a resolução para imprimir com maior qualidade.

_ibytes_placa_cerca

A montagem final ficará com o aspecto da imagem abaixo.

_ibytes_vista_cerca

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.