Antena de Emergência

Se você é um daqueles que gostam de comunicações em banda lateral (SSB), seja por lazer ou por necessidade que você utiliza rádios de comunicação para longas distâncias, a seguir segue um texto que pode ser de seu interesse, não será ofertado nenhum tipo de rádio, e sim a confecção de uma antena para o caso de alguma emergência.

É comum que veículos tenham que parar para montar antenas para a comunicação na faixa de ondas curtas, o mesmo acontece para ondas médias e ondas longas.

Mas para barcos de pesca, navios e veleiros isso não se aplica, e mesmo com sistemas de comunicação via satélite funcionando, e boa parte das comunicações sendo feitas na faixa das micro-ondas, ainda existem aqueles que utilizam a velha forma de comunicação via rádio em banda lateral (SSB), uns pelos custos, e outros pelo alcance, pois as ondas longas tem uma característica bem interessante, elas podem dar a volta na terra, com a comunicação via satélite, pode ser que a comunicação não funcione por não ter boa posição em relação ao satélite.

E quando a antena de um equipamento de comunicação deixa de funcionar as coisas ficam complicadas, no mar, com ventos fortes, os fios podem arrebentar e uma série de outros imprevistos pode acontecer.

Para fazer uma antena para funcionar em alto mar, é só ter uma idéia, mesmo que vaga, da freqüência de rádio que está sendo utilizada, e fazer uma antena do tipo dipolo aberto, conhecida entre os rádio-operadores como antena bigode-de-gato.

Quem viu a antena que funcionava antes de acontecer algum problema, sabe que dois pedaços de fios de tamanhos iguais separados por um pedaço de material isolante vão servir, e então, é só amarrar uma ponta na proa e a outra ponta na popa, sendo que as partes do centro devem ficar isoladas uma da outra, e obtém-se um sistema de antena, não será dos melhores, mas servirá para o caso de emergência.

Se houver material isolante disponível, as duas pontas também devem ser isoladas do casco da embarcação, obviamente que se puder utilizar o mastro para a antena ficar mais alta possível, será melhor.

A distância dos fios entre os isoladores não deve passar dos 7 centímetros e não deve ser menor que 2 centímetros, mas é importante que os pedaços de fios sejam ressonantes na freqüência de operação, pois quanto mais ressonantes, menor será a relação de ondas estacionárias (R.O.E.), e conseqüentemente, melhor será o ganho de transmissão.

A antena deve ser instalada no local onde possa ficar o mais alto possível, mas deve ser prevista a possibilidade que uma intempérie possa danificar a antena improvisada.

Também existe a possibilidade de montar a antena verticalmente, com fio vivo na posição vertical e o fio malha na posição horizontal, formando um L.

Outra possibilidade é fazer com que o fio malha fique com um ângulo de 45 graus, em último caso, no caso da falta de fios para fazer a antena, o casco da embarcação serve como malha, ou terra, podendo ser utilizado o fio em sua totalidade para o fio vivo, ou fio irradiante.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.