Modem ADSL em Ação

Este texto se refere a como os modens para ADSL trabalham.

Em sua casa ou na sua empresa, o modem ADSL instalado no computador se conecta a uma linha de telefone analógica ou linha de telefone digital por padrão.

Um modem ADSL tem um chip chamado “POTS Splitter” que divide a linha telefônica existente em duas partes, uma parte para voz e uma parte para dados.


A voz só utiliza e viaja nos primeiros 4kHz de freqüência, as freqüências mais altas são usadas para o tráfego de dados, na realidade, só até nas freqüências de até 2 MHz, a freqüência máxima depende das condições da linha, do diâmetro (densidade) dos fios do telefone e da distancia entre o modem e a central de distribuição, que geralmente é chamada “caixa” pelos técnicos em telefonia.

Na parte de dados, o sinal é dividido novamente, e outro chip no modem, chamado “Channel Separator”, divide o canal de dados em duas partes: uma parte maior para download e uma parte menor para o upload de dados.

Na caixa da central telefônica, conectada através dos fios, que deve ter no máximo em torno de 5 quilômetros existe outro modem ADSL localizado na central da companhia telefônica.

Este modem também tem um “POTS Splitter” que separa os chamados de voz e de dados.

As chamadas de voz são roteadas para a rede de comutação de circuitos da companhia telefônica (PSTN – Public Switched Telephone Network) e continua pelo seu caminho como de costume.

Os pedidos de dados que vem do PC passam do modem ADSL ao multiplexador de acesso à linha de assinante digital (DSLAM – Digital Subscriber Line Access Multiplexer).

O DSLAM une as muitas linhas de ADSL em uma única linha ATM (Asynchronous Transfer Mode) de alta velocidade que fica conectada a Internet por linhas com velocidades acima de 1Gbps.

E de e volta para o computador, os dados antes solicitados retornam da Internet e são roteados de volta através do DSLAM e o modem ADSL da central da companhia telefônica chegando novamente ao seu PC.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.