Amplificador 18 dBm UHF

Já pensou num amplificador de radiofrequência de banda larga para UHF? Mexer com radiofrequência tanto pode ser frustrante como ser gratificante, o resultado obtido é o que determina o grau de satisfação do “mexilhão” ou do técnico.

Quem gosta de transmissores de FM um dia vai querer chegar um 2.4 GHz, o problema é que mexer com radiofrequência não é a mesma coisa que mexer com um circuito que mostra com o acendimento de um LED ou um atracamento de relê que o circuito está funcionando.

A radiofrequência a gente sabe que existe, está à nossa volta, utilizamos ela todos os dias em grande parte das nossas atividades diárias mas a gente não vê a radiofrequência.

Então, se você não tem instrumento para medições, pode passar para outro link, ou então montar o circuito sugerido no chute.

Eu garanto que funciona, mas os cuidados que devem ser tomados quando se mexe com radiofrequência devem ser tomados, é um circuito que pela simplicidade novatos obterão sucesso, os experientes então…….

Em todo projeto que envolve a transmissão o grande gargalo é o estágio final, ou seja, a etapa de potência de radiofrequência que transfere o sinal a ser transmitido para a antena.

Transistores para altas frequências não são bons porque as capacitâncias geradas acabam gerando harmônicas, que além de causar interferências anulam também o rendimento.

Com a tecnologia existente, muitos componentes foram criados e as altas frequências não ficaram de fora.

O circuito que apresento é simples, mas muito eficiente, é uma etapa de potência de 19 dBm de banda larga, ou seja, não importa a frequência de entrada, esse frequência terá seu sinal aumentado.

O circuito integrado VNA25+ é quem faz tudo nesse circuito, é ele o amplificador de radiofrequência que funciona de 500 MHz a 2.5 GHz.

Lembro que a alimentação máxima para esse circuito integrado é 5 volts, deve ser tensão bem filtrada e bem regulada.

O encapsulamento do CI VNA25+ é SOP 8, é SMD, portanto, sugiro que a montagem seja feita em superfície.

Os capacitores devem ser todos de disco cerâmico, e o aterramento e blindagem fazem parte dos cuidados a serem observados em montagens que envolvem radiofrequência.

A utilização depende da necessidade de cada um, eu uso para telemetria, com antena direcional consigo de 2 a 3 KM com um receptores de -105 dB.

Claro que existe uma série de sinais de radiofrequência por aí esperando para serem amplificados e jogados ao espaço com potência maior.

O ganho é em média de 15, a potência de saída é 18.2 dBm, a corrente máxima é de mA, e a potência máxima de entrada é 10 dBm.

O esquema completo do amplificador de radiofrequência de banda larga para UHF é mostrado na imagem abaixo.

Ibytes_amp_rf_500_3GHz

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.