Espiras e Transformador

De ubiratan vieira cavalcante
Assunto: transformador

tenho um transformador entrada 220 saída 110volts, qual o modo de calcular espiras e fio. para o primário e secundário. obrigado!

Resposta:

Depende da características técnicas, para auto-transformadores é basicamente um divisor de tensão baseado na soma dos dois enrolamentos, onde a tensão de saída é 110 volts significa que o enrolamento secundário tem a mesma quantidade de espiras do enrolamento primário.

Nos transformadores com enrolamentos isolados um do outro, a tensão do primário é induzida no enrolamento secundário, a corrente transferida depende do diâmetro do fio dos enrolamentos.

Tecnicamente o que se sabe dos transformadores é a relação de espiras entre enrolamentos, alguns fabricantes deixam claro quantas espiras tem em determinado enrolamento, isso é raro, portanto, é preciso saber quantas espiras tem um enrolamento para então determinar a quantidade de espiras do outro enrolamento com base na relação de espiras ou da tensão de entrada e da tensão de saída.

Posso saber que um transformador entra 220 volts e na sua saída saí 22 volts, então é fácil, basta dividir 220 por 22 e o resultado será 10, a quantidade espiras só se for informada pelo fabricante ou desmontar o transformador.

 


Para receber notificações sobre atualizações no Website Ibytes e atualizações do Canal Ibytes no Youtube, entre no grupo clicando nesse link ( Telegram ).