Ibytes Web Site

Maior e Menor Peso

Conforme já citado em outros links, para o dígito de menor peso ou bit menos significativo é adotada a sigla LSB (Less Significant Bit) e para o mais significativo é adotada a sigla MSB (Most Significant Bit).

O que se faz é somar os valores dados pelos dígitos multiplicados pelo peso de sua posição, nosso valor para exemplo é 1010110, então temos:

O valor decimal de 1010110 é 86, tudo o que tem que ser feito é lembrar que a cada dígito que salta para a esquerda seu peso dobra na sequência 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, e assim por diante.

Na prática também pode ocorrer o problema inverso, que é a transformação de um valor expresso em decimal de base 10 para a base 2 ou binário.

Para esta transformação podemos fazer uso de algoritmo muito simples se for memorizado pode ser de grande utilidade, dada sua praticidade.

Para quem não sabe, o algoritmo nada mais é do que uma sequência de operações que seguem uma determinada regra e permitem realizar uma operação mais complexa.

Quando são somados os números da mesma coluna, um sobre o outro e passa para cima os dígitos que ficarem maiores que 10, vão fazendo o conhecido vai um, está sendo usado um algoritmo.

Os computadores usam muitos tipos de algoritmos quando fazem suas operações, se bem que a maioria não precisa ser conhecida pelos usuários.

Então para converter um decimal para um número binário, o que precisa ser feito é uma série de divisões sucessivas, os números vão sendo divididos por dois até que chegue a um valor menor que 2 e não pode ser mais dividido.

O resultado desta última divisão é o quociente, ou seja, o primeiro dígito binário do número convertido.

Os demais dígitos são obtidos lendo os restos da direita para a esquerda da série de divisões que são realizadas, parece complicado a primeira vista, mas é simples e rápido.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.