Como já foi citado, o detetive iniciante pode optar por trabalhar para agências de investigações estabelecidas, para outros detetives de renome e mais experientes, ou pode simplesmente organizar-se em casa e oferecer seus serviços de forma autônoma.
Dependendo das suas condições financeiras o detetive pode alugar uma pequena sala comercial e montar seu escritório como qualquer profissional autônomo devidamente registrado.
É altamente recomendado que o detetive omita sua verdadeira atividade dos vizinhos e do porteiro, assim, ao abrir um escritório em uma sala comercial espalhe no local que ali é uma sala onde funciona uma representação comercial.
Agindo dessa forma deixa-se de ganhar possíveis clientes no local, mas por outro lado terá preservada sua integridade e a de seus funcionários, caso alguém que tenha sido investigado por você e se sentiu prejudicado queira se vingar.
Talvez venha a acontecer que durante um levantamento de informações por telefone, você se faça passar por um pesquisador do IBGE ou utiliza algum disfarce para que a outra pessoa não desconfie das suas verdadeiras intenções, mas seu número é captado por um identificador de chamadas (bina) sem você saber.
Nos celulares é padrão mostrar o número do telefone de quem está ligando, ter o número identificado poderá colocar toda a investigação por água abaixo.
Agora imagine que com essas informações você desmascarou um golpista, um fraudador, ou um sequestrador e ele desconfia daquele telefonema que você deu, então ele liga para o número e descobre que você é um detetive e resolve “tirar as coisas a limpo”, é importante lembrar que um cuidado simples evita de colocar a sua vida e a vida de outros em risco.