Testando Transistores

Todo aprendiz antes de virar técnico de eletrônica deve saber identificar e testar componentes, e no caso de transistores pode parecer difícil entrar na “caixola” como é feito o teste de funcionamento para verificar o estado de um transístor seja ele NPN ou PNP.

Nos testes de funcionamento de transistores são utilizados multímetros, na verdade, são usadas seções ou partes do equipamento.

Multímetro é uma designação de um equipamento multifunções, e para testar transistores o que usamos na verdade no multímetro é o medidor de continuidade, ou seja, o medidor de resistências.

Já descrevi nos textos em várias formas como fazer os testes, agora com tecnologia e acesso mais facilitado, disponibilizo em vídeos a forma de testes de funcionamento de transístores.

Não importa a polaridade, seja ele do tipo PNP ou NPN, se de alta potência, média potência ou transistor de sinal, os procedimentos são os mesmos (apenas trocando as pontas de prova), desde que sejam transistores do tipo bipolar.

É importante saber executar o teste de funcionamento, afinal, quem vai realizar uma montagem ou vai retirar um transistor de um circuito, tem por obrigação testá-lo antes de soldá-lo novamente na placa de circuito impresso.

A única coisa que peço é que gostando do que viu, por favor, não custa nada compartilhar com seus amigos, precisamos de incentivo, e esse incentivo é a visibilidade na web, só assim poderemos continuar produzindo material educativo, que para você é grátis.

Teste com BC 559 com multímetro digital:

Teste com BC 548 com multímetro digital:

Como Testar Transistor BD 139 Com Multímetro Digital

Increva-se no canal e fique sabendo das novidades.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.