Teste NPN BD 139

Para testar as condições elétricas de um transistor do tipo BD 139, posiciona-se ele de forma que a parte preta, aquela onde está impressa a identificação do componente fique virada para o técnico (ou curioso, sei lá).

Com a experiência e o uso frequente de determinados componentes, o Datasheet pode até não ser necessário, desde já se saiba de antemão a posição dos terminais do componente.

E quando não dá para identificar o componente através da impressão no corpo dele, é preciso identificar a polaridade e o estado do componente apenas com o multímetro, há quem não consiga, em todo caso, em alguns dos vídeos disponibilizados no canal Ibytes é mostrado como fazer isso.

Obviamente que o Datasheet pode ser necessário dependendo da familiaridade do técnico com o componente, em todo caso, o objetivo desse texto é descrever o teste de funcionamento de um transístor NPN utilizando um multímetro analógico como instrumento de medição.

Para começar, coloque a chave seletora na seção ohms e na escala X1, ajuste o fim de escala do ponteiro (é o juste de zero), eu já estou familiarizado com o transistor BD139, e sei que o terminal base é o terminal da direita, desde que a parte das letras esteja virada para mim.

O terminal coletor é o terminal do meio e o terminal emissor é o terminal da minha esquerda, qualquer um aprende de cor e salteado, com  passar do tempo.

O multímetro é do tipo analógico, então, com a ponta de prova preta na base, meço a continuidade entre as junções base e coletor, a deflexão do ponteiro deve ser de mais ou menos dois terços do curso total para um transistor com as junções base/coletor em bom estado, apenas essa medida não dá diagnóstico final, é preciso continuar.

Com a ponta de prova preta na base, meço a continuidade entre as junções base e emissor, a deflexão do ponteiro também deve ser de mais ou menos dois terços do curso total para um transistor com as junções base/emissor em bom estado, ainda não terminou.

Mas com as medidas descritas é muito provável que o transistor esteja bom, mas ainda é preciso medir a continuidade entre o terminal coletor e o terminal emissor.

Com a ponta de prova preta no coletor, medir a continuidade entre as junções coletor e emissor, não deve haver deflexão do ponteiro, se o transistor estiver com as junções coletor/emissor em bom estado, dá para arriscar como transistor bom.

Há quem não faça este um último teste, mas eu gosto de fazer para não ficar nenhuma dúvida: com a ponta de prova preta no emissor, meço a continuidade entre as junções emissor e coletor, não deve haver deflexão do ponteiro, se o transistor estiver com as junções emissor/coletor em bom estado.

Qualquer movimento do ponteiro nas medidas entre coletor e emissor, independente da posição das pontas de prova, condena o transistor.

Pode parecer confuso? Assista ao esse vídeo.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.