Localizador Veículos

Como ter um localizador de veículos, de pessoas ou qualquer objeto com hardware barato e acessível é o objetivo desse texto, é até bem possível que já exista em mãos na sua lista de equipamentos de tecnologia, e se não tiver, o custo não chega a metade da mensalidade de uma dessas empresas que prestam serviço de localização.

Apesar da quantidade de empresas que oferecem serviço de localização e rastreio do posicionamento de veículos, existem sistemas de utilização simples, de uso comunitário, alguns com a compra de um aplicativo, ou até mesmo com aplicativos grátis, como é o caso que descrevo aqui.

Essas facilidades tem tornado a localização e rastreio acessível para simples mortais e que não desejam ficar “não mão” desses prestadores desse tipo de serviço.

É possível monitorar a posição de qualquer objeto ou de qualquer pessoa on-line e em tempo real, e a quantidade de equipamentos nem se compara com o que é exigido pelos prestadores do serviço de localização.

Um celular de boa qualidade e que possua no hardware GPS e a instalação de um aplicativo que seja possível compartilhar a posição e um chip com acesso a internet é o suficiente para monitorar ou localizar um objeto ou uma pessoa através do acesso à internet.

O serviço de monitoramento possibilita o rastreamento, ou seja, saber onde está o alvo com uma precisão em torno de 30 metros, obviamente que a posição exata depende do hardware envolvido.

O monitoramento ocorre através de rastreamento dos sinais de radiofrequência utilizados pelos satélites que emitem sinais GPS, e ao contrário do que dizem os vendedores de serviços de localização, não é preciso enviar seu sinal para os satélites.

Em função da sua localização é feito um cálculo do tempo que o sinal GPS chega ao aparelho e faz uma triangulação semelhante ao sistema antigo que usava apenas o GPRS (General Packet Radio Service) e baseava-se na triangulação de antenas, a precisão não era das melhores, mas era o melhor que tinha na época.

O sistema de posicionamento global (GPS) é o serviço que permite que empresas de transporte, empresas de serviços de entrega, empresas de taxi, serviços de motoboys ou até mesmo pessoas, possam ter o controle exato de localização de seus filhos, por exemplo.

Com a combinação das tecnologias GPS com qualquer tecnologia de acesso à internet é possível obter a localização exata de qualquer coisa, o GPS localiza e através da internet envia a localização, assim é possível acompanhar pela internet o local exato do alvo que está sendo monitorado.

Em resumo, o aparelho usa um sistema de posicionamento global (GPS) para enviar em intervalos muito curtos de tempo, através da rede de telefonia celular, a latitude e longitude de onde o veículo, ou a pessoa está.

E o monitoramento poderá ser feito por qualquer pessoa, desde que tenha credenciais para tal atividade, e pode ser em basta apenas ter acesso à internet, seja em seu computador, notebook, telefone ou qualquer outro meio de acesso à internet.

Nesse localizador que é proposto neste artigo não existe a possibilidade de acionamento de alarmes nos alvos monitorados, a não ser que quem esteja monitorando faça isso manualmente, mas quem é que garante que as prestadoras do serviço de localização não fazem isso manualmente?

A proposta aqui é ter um localizador com total controle de onde o alvo se encontra, obviamente que muitos recursos de estatísticas não será possível, sendo de graça acho que vale a pena testar.

Para saber por onde seu veículo anda quando seu filho ou sua mulher sai com ele é simples: tudo o que é preciso é um celular com GPS no hardware e nele instalado o sistema android, um chip (com créditos ou plano de dados) de qualquer operadora, um carregador veicular para manter a bateria do celular carregada e instalar o celular no carro de forma que ele fique escondido dentro do carro.

O local deve ser escolhido de forma a não perder o sinal de rádio da operadora e nem o sinal GPS, pois são necessárias as duas funções simultaneamente, nos veículos que tem forro no teto já tem um ótimo lugar, basta apenas esconder os fios do carregador veicular.

O hardware, ou seja, o aparelho a ser usado para ser o localizador deve ser de acordo com as possibilidades de cada um, eu gosto muito do Galaxy Y Duos, leva 10 horas para acabar a bateria com GPS ligado, é mais do que o suficiente para a maioria dos casos.

Se o carro for seu as chances de perder o aparelho são pequenas, o mesmo não pode ser dito se você se meter a querer bisbilhotar os passos dos outros.

O que vai ser localizado de fato é o aparelho celular, exatamente como nas empresas prestadoras de serviço de localização que instalam uma placa de GPS no veículo a ser monitorado, se o celular (ou a placa) for descoberto, adeus localização.

Uma vez com o hardware em mãos, é hora do software, minha propôs é de coisa fácil e grátis, então dê uma busca na internet e procure pelo aplicativo Waze, o instale no celular, crie sua conta no Waze e comece a desfrutar de várias vantagens no trânsito.

Uma vez que tenha feito login, localize a opção compartilhar e compartilhe com quem você desejar, pode ser público ou para um endereço de e-mail específico, o compartilhamento fica ativo até que seja cancelado.

waze_enviar

E quem tiver o link de monitoramento poderá monitorar o exato local onde está o celular, se ele estiver dentro de um carro, obviamente que você saberá onde está o carro.

 

waze_Piava

 

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.